Notícias

12/06/2019

Seti recebe especialista em educação internacional de Cambridge Assessment English para dialogar sobre internacionalização

.O Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona se reuniu, nesta quarta-feira (12), com membros da Universidade de Cambrigde representada pelo departamento Cambridge Assessment English. Na reunião, foram planejadas ações de internacionalização nas universidades estaduais. O departamento é especializado em avaliação de proficiência em inglês e preparo de professores.

O superintendente Aldo Bona destacou a importância da proficiência em inglês para fortalecer a internacionalização nas universidades. “Apoiamos iniciativas que colaborem para reforçar o caráter internacional das nossas instituições, representado por rankings de diversos países. Nosso objetivo é que as universidades passem a oferecer disciplinas em inglês, contribuindo para a publicação de pesquisas nas quais as instituições de ensino superior são referência”.

Na tarde desta quarta-feira, no auditório da Seti, também foi realizado um workshop com o consultor especialista em educação internacional de Cambridge English Hugh Moss com os temas “implicações da introdução da metodologia EMI: desafios e soluções” e “desenvolvimento de uma abordagem eficiente para a capacitação de professores”. O evento é uma etapa presencial e de extensão de um projeto de pesquisa executado pela coordenadora do Programa Paraná Fala Idiomas Eliane Segati em conjunto com o professor que teve início em 2018 e que tem previsão de conclusão para julho de 2019.

Para Hugh Moss, o Brasil está conseguindo evoluir quando o assunto é inglês. “Entrar no segmento de Ensino Superior no Brasil tem sido desafiador e instigante ao mesmo tempo. Muito avanço tem sido feito no sentido da internacionalização e estamos no caminho certo quando pensamos a respeito do idioma, mas sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito”. A iniciativa surgiu da pesquisa em colaboração da professora e coordenadora do Programa Paraná Fala Idiomas Eliane Segati e de Cambridge English.

O tema da pesquisa, que teve financiamento da British Council, é referente à capacitação EMI (inglês como meio de instrução) para professores universitários como uma ferramenta em potencial para a internacionalização. No estudo um grupo inicial de 14 professores foi selecionado para passar por um curso on-line promovido por Cambridge English, com atividades práticas, com o objetivo de desenvolver não apenas o nível de inglês, mas para aprimorar as metodologias pedagógicas no ensino da língua inglesa.

Participaram da reunião o coordenador de Relações Internacionais da Seti Luis Mascarenhas, a Senior Manager Higher Education e Newton Fund da British Council Vera Regina Oliveira; o Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment Alberto Costa; a Country Head de Cambridge Assessment Kelly Tavares e o Senior Education Advisor de Cambridge Assessment Hugh Moss.

Secretaria de Educação recebe palestra nesta quinta-feira 

Na próxima quinta-feira (13), no auditório da Secretaria da Educação do Paraná (SEED), às 14h, acontece o workshop “English Language teaching in Brazil: challenges and impacts” com o objetivo de contribuir para a qualificação dos professores de Língua Inglesa da rede estadual de educação básica do Paraná.

.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.