Notícias

09/07/2019

Superintendente recebe representantes dos sindicatos das universidades estaduais

.O Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona recebeu, nesta terça-feira (9), representantes dos sindicatos dos docentes das universidades estaduais para debater pautas referentes ao funcionalismo público. Na reunião, foram tratados assuntos como a data base, nomeação de servidores aprovados em concurso público e a Lei Geral das Universidades.

O Superintendente Aldo Bona destacou a importância do diálogo com as entidades sindicais. “Temos que construir, por meio do diálogo, propostas que fortaleçam o ensino superior e ofereçam soluções aos problemas que existem dentro do Sistema Estadual de Ensino Superior”.

LEI GERAL DAS UNIVERSIDADES – O superintendente Aldo Bona ressaltou, durante a reunião, que a minuta da Lei Geral das Universidades não será arquivada pela Seti. “A minuta foi apresentada aos reitores e vem sendo debatida nas universidades estaduais para que se construa uma proposta coletiva”. Nó próximo dia 18 de julho será realizada uma nova reunião com os sindicatos para esclarecer os principais pontos da lei.

A Lei Geral, elaborada por uma equipe técnica de professores do sistema estadual e federal de ensino superior que atuam na Seti, respeita a diversidade e situação histórica de cada universidade.

A minuta de Lei busca fortalecer a autonomia, a qualidade das universidades, a eficiência na gestão, além de ser uma política clara e sustentável que estabelece critérios transparentes de financiamento. Nesse sentido, Bona solicitou esclarecimentos sobre as razões que levaram os sindicatos dos docentes e ter posições contrárias à proposta.

DATA BASE - Sobre a data base, o superintendente informou que o Governo do Estado pediu a retirada do regime de urgência na tramitação do projeto de lei 522/19. O Executivo propôs um reajuste de 5,09% para servidores ativos e inativos, divididos em quatro parcelas.

A iniciativa sinaliza a disposição da gestão estadual para o diálogo com os servidores. Ele reforça que há pleno interesse do Estado em manter as negociações abertas até que se encontre um denominador comum. Também foi formado um grupo técnico com membros do Governo e representantes das entidades sindicais para debater o tema.

CONTRATAÇÃO – Com o objetivo de reforçar o quadro de servidores nas universidades, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) protocolou na última sexta-feira (5) um ofício na Secretaria de Estado da Fazenda solicitando a contratação de 264 docentes aprovados em concurso público.

Participaram da reunião membros do SindiprolAduel, da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg), ADUNICENTRO, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste (SINTEOESTE) e do Sindicato dos Docentes da Unespar (Sindunespar).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.