Notícias

10/07/2019

Pró-reitores de pesquisa e pós-graduação debatem implementação de disciplinas transversais

Os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das universidades estaduais se reuniram, nesta terça-feira (9), na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para debater a oferta de disciplinas transversais nos cursos de mestrado e doutorado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A proposta foi apresentada pelo professor André Luiz Felix Rodacki coordenador de Programas de Pós-Graduação da UFPR. 

As disciplinas transversais tem o objetivo de otimizar a força de trabalho dentro das instituições de ensino superior, fortalecer a integração entre diferente grupos de pesquisa, aumentar o alcance da matéria, além de fortalecer a interiorização do ensino superior no Estado do Paraná.

A UFPR já oferta algumas disciplinas por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). As aulas acontecem no auditório do Centro de Ciências Florestais da Madeira no campus Jardim Botânico e são transmitidas ao vivo em parceria com a UFPR TV, podendo ser acessadas posteriormente no YouTube.

“Queremos otimizar e compartilhar o conhecimento com as universidades estaduais, ofertando disciplinas com professores que são referência nos cursos de mestrado e doutorado no Estado”, afirma o professor André Rodacki.

Na primeira fase de implementação do projeto serão ofertadas 400 vagas para as universidades estaduais na disciplina de escrita acadêmica em Inglês. O objetivo é oferecer aos estudantes a base para redigir um texto acadêmico em língua inglesa, com foco em artigos científicos.

Além de discutir argumentos e especificidades para a produção de artigos, os participantes conhecerão ferramentas como software especializado para construir um repertório linguístico específico e recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas convidados para abordar temas como estratégias para interagir com editores de revistas científicas e processos de revisão.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.