Governo do Estado entrega relatório parcial do programa que envolve região lindeira ao Lago de Itaipu

21/09/2021
O Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu foi o tema da reunião entre representantes da Seti, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e da usina binacional. O programa prevê a articulação de ações integradas entre instituições que atuam nos 16 municípios do território. No encontro, realizado na quinta-feira, foi entregue ao assessor especial da diretoria da Itaipu, Washington Vasconcelos Santana, um relatório parcial do programa. O documento foi elaborado em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, que também participa do desenvolvimento do programa. Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, o envolvimento da Unioeste é essencial para fortalecer e ampliar as ações de desenvolvimento econômico, social e sustentável. //SONORA MARCOS AURÉLIO PELEGRINA// Iniciado em maio deste ano, o programa tem perspectiva inicial de 20 anos e contempla 11 eixos estruturantes: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública. Segundo o coordenador do projeto, professor José Ângelo Nicácio, a ideia é atender as demandas dos municípios, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento dessas cidades. //SONORA JOSÉ ÂNGELO NICÁCIO// Além de prefeituras, câmaras de vereadores e associações comerciais, o programa envolve as instituições de ensino superior paranaenses, colocando a pesquisa científica e tecnológica como o principal ativo para nortear as ações propostas para esses pequenos municípios. A comitiva também conheceu o Programa Vila A Inteligente, uma iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu, que consiste no primeiro e maior bairro público inteligente do Brasil. A Vila A dispõe de soluções tecnológicas em escala real, posicionando Foz do Iguaçu e o Parque Tecnológico como referências na área de Cidades Inteligentes, as chamadas Smart Cities. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Flávio Rehme)