Relações Internacionais

A internacionalização deve ser compreendida a partir de sua espacialidade territorial para promover a cooperação produtiva com instituições, que desenvolvam, direta ou indiretamente, o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação científica e social, oriundas de todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas.

Nosso objetivo é valorizar o processo de internacionalização, seja no exterior através da educação transfronteiriça, com a mobilidade de docentes, agentes universitários, pesquisadores, estudantes, programas, cursos, currículos, projetos e cursos conjuntos; e ou a internacionalização “in loco” (em casa) com atividades que auxiliam no desenvolvimento da compreensão internacional e competências interculturais.

 

 

Mercosul

Por meio da Rede Zicosur Universitário (Zona de Integração do Centro Oeste da América Latina e do Sul) acontece o intercâmbio de professores e estudantes e pesquisas conjuntas nas Instituições de Ensino Superior do Norte Grande Argentino, Paraguai e Paraná. 

 

Estados Unidos

A Secretaria de Educação do Estado de Utah (EUA) e o Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o intuito de fortalecer os laços entre os cidadãos de suas respectivas comunidades estabeleceu o acordo de cooperação na área da educação para estabelecer conexões entre as escolas; realizar intercâmbio de professores e de administradores; e estimular a formação profissional e treinamento em idiomas para estudantes.

 

Austrália

O Estado de Victoria e o Estado do Paraná estabeleceram uma forte relação e interesse de trabalhar juntos por meio de atividades bilaterais, concordando em colaborarem em áreas de mútuo interesse como: educação, pesquisa, formação de pessoas e relacionamento com a indústria. As áreas de interesse ficaram definidas em Água; Cidades habitáveis; Desafios enfrentados por centros e comunidades regionais; Ciências da Saúde e Médicas; Turismo e Hospitalidade.

 

Canadá

A parceria com a Languages Canada busca contribuir para a promoção e ensino de idiomas, auxiliando no processo de internacionalização das universidades públicas paranaenses.