Conhecer o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

O que é

Por meio desse serviço, você tem acesso às informações sobre como conhecer o Museu Oscar Niemeyer (MON), um espaço dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. O projeto do prédio que abriga o Museu, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou área de exposição em formato de olho, que chama a atenção.

Inaugurado em 2002, o MON tem no acervo cerca de 4 mil peças, com obras de grandes artistas paranaenses, como João Turin, Theodoro De Bona e Guido Viaro, além de obras dos consagrados Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Andy Warhol, Di Cavalcanti e Francisco Brennand.

O MON também conta com biblioteca com mais de 9 mil publicações e periódicos para pesquisa. São livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores, além de arquivo fotográfico, constituído por registros de obras e de artistas paranaenses.

Quem pode conhecer

Qualquer pessoa.

Onde conhecer

Pessoalmente.

Como conhecer

As exposições podem ser visitadas de terça a domingo.

Também é possível agendar visitas mediadas.

Endereço

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba-PR.

Telefone: (41) 3350-4400.

Horário de visitação

De terça a domingo, das 10h às 18h (acesso até às 17h30).

Às quartas-feiras a entrada é de graça. A retirada do tíquete deve ser feita diretamente na bilheteria do museu até as 17h30.

O que diz a lei

O MON segue a Legislação do Sistema Estadual de Museus do Paraná, publicada no Diário Oficial n° 3.356, de 24 de setembro de 1990. De acordo com a lei, os museus são espaços dotados de quadro funcional, abertos ao público, destinados a coletar, pesquisar, conservar, expor e divulgar o acervo com objetivos educacionais, culturais e de lazer.