Em parceria com Estado, Ibiporã terá primeira escola bilíngue na rede municipal

23/08/2021
A cidade de Ibiporã, na Região Metropolitana de Londrina, vai ser a primeira do Paraná com uma escola bilíngue na rede municipal de educação, com ensino de língua portuguesa e inglesa. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina, Fauel, e a Prefeitura Municipal. O documento foi assinado pelo prefeito José Maria Ferreira, em cerimônia com a presença de diversos professores da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Serão investidos cerca de 250 mil reais com recursos do município. A ação envolve uma consultoria, incluindo elaboração de projeto pedagógico, produção de material didático, formação de professores, desenvolvimento de currículo integrado e acompanhamento. Os professores da escola vão passar por um curso de formação de 150 horas, com aulas teóricas e práticas. Pioneira no ensino de inglês desde a educação infantil, Ibiporã já oferta o idioma em todas as escolas municipais, com duas horas semanais na grade curricular, nas turmas de Ensino Fundamental. A expectativa é que o projeto seja expandido com a qualificação dos profissionais. Em um ano, 50 professores e, pelo menos, 250 estudantes, devem participar do projeto, que será desenvolvido por uma equipe de professores e estudantes da UEL. A professora Michele Salles El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Letras e Ciências Humanas, explica como vai funcionar o projeto.// SONORA MICHELE SALLES EL KADRI.// Segundo a diretora presidente da Fauel, Graça Maria Simões Luz, um dos papéis da Fundação é apoiar o desenvolvimento dos municípios.//. SONORA GRAÇA MARIA SIMÕES LUZ.// Para a definição da escola que vai oferecer o ensino bilíngue, vão ser consultados os professores da rede municipal e a comunidade local. A previsão é que as aulas tenham início em fevereiro do próximo ano. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Felippe Salles)