Avaliação Institucional

Apresentação

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, Lei 10.861/2004) e visa à melhoria da qualidade da educação superior e ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior. Compreende dois estágios, a saber, o da Auto avaliação e do da Avaliação Externa. 

A auto avaliação abrange um auto estudo, tendo como referência as dez dimensões de avaliação institucional do SINAES. É um processo dinâmico por meio do qual a instituição busca e constrói conhecimento sobre sua própria realidade, ao sistematizar informações, analisar coletivamente os significados, identificar pontos fracos e pontos fortes e propor estratégias de superação de problemas. O processo de auto avaliação da instituição de educação superior (IES) é consolidado em relatórios da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem por finalidade promover a cultura de auto avaliação e subsidiar os processos de avaliação externa. A avaliação exige a organização, a sistematização e o inter-relacionamento do conjunto de informações quantitativas e qualitativas existentes na IES.

A avaliação externa vincula-se aos ciclos de recredenciamento institucional junto ao respectivo Sistema de Ensino (normalmente, a cada 5 anos para faculdades e a cada 10 anos para Centros Universitários e Universidades).

No Estado do Paraná, estes ciclos são regulamentados pela Deliberação nº 01/2017, do Conselho Estadual de Educação. 

Desde 2007, foi criada, no âmbito da SETI, a Comissão Especial de Avaliação do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná (CEA), composta por integrantes da Superintendência, CEE, SEED e de todas as Instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino Superior, para acompanhar e dar subsídios a ambos os processos (de auto avaliação e de avaliação externa).

Os instrumentos utilizados na avaliação externa foram instituídos por Resolução SETI e encontram-se disponíveis na aba Instrumentos de Avaliação.

 

 

Deliberação nº 01/2017-CEE/PR

Fixa normas para as Instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Estadual e Municipal do Estado do Paraná e dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições e de seus cursos.