Hospitais Universitários estaduais se tornam referência no enfrentamento da pandemia

08/09/2021
Os Hospitais Universitários Estaduais do Paraná reforçaram o combate à pandemia, disponibilizando, entre outras ações, centenas de leitos exclusivos para pacientes da Covid-19. Desde o ano passado, o Governo direcionou mais de um bilhão e 200 milhões de reais nos HUs. Desse valor, 152 milhões foram aplicados, exclusivamente, em medidas relacionadas à pandemia. Os quatro hospitais universitários da rede estadual ampliaram a oferta de leitos, saltando de 834 para 1.127, entre março do ano passado e agosto de 2021. Um aumento de 35%. Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, a pandemia proporcionou muitos ensinamentos aos profissionais dos hospitais universitários. // SONORA ALDO BONA // As Universidades Estaduais do Paraná foram responsáveis pela produção de pelo menos 60 mil litros de álcool em gel e líquido; 113 mil máscaras de proteção facial; 13 mil escudos faciais, além da realização de 42 mil testes para o novo coronavírus. No Laboratório de Habilidades do Hospital Universitário Regional de Maringá dois protótipos de respiradores foram desenvolvidos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina e de Física da UEM. O primeiro projeto é um capacete oxigenador, que funciona como módulo de ventilação não invasiva. O outro é um ventilador mecânico para pacientes com insuficiência respiratória em terapia intensiva. Ambos os equipamentos foram fabricados com custo inferior ao praticado no mercado. O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais é o único do Paraná com profissionais da Educação Física atuando na recuperação de pessoas com Covid-19. Além de avaliação da força muscular, esse serviço tem o monitoramento dos sinais vitais, sobretudo a frequência cardíaca e a saturação de oxigênio dos pacientes. No Hospital Universitário do Oeste do Paraná, os recuperados podem fazer exames de espirometria, que é um teste da função pulmonar, útil para diagnosticar e tratar sequelas respiratórias. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Gustavo Vaz)