NUMAPE

O Núcleo Maria da Penha (Numape) presta atendimento jurídico e psicológico gratuito às mulheres de baixa renda e que gostariam de se desvincular de seus agressores, com a realização do divórcio ou reconhecimento e dissolução de união estável, bem como a regularização de visitas e guarda dos filhos, alimentos e partilha de bens, decorrentes da separação.

O projeto propicia uma nova perspectiva de vida às mulheres vítimas de violência doméstica, devolvendo-lhes o controle sobre a situação e sobre a sua integridade física e psicológica, resgatando a dignidade que lhes é inerente e que, por um lapso temporal, foi-lhes tomada, e que, no entanto, após reempossada sua autonomia, não mais lhe será tirada.

Pelo fato de não lhe competir o combate direto à violência doméstica, desenvolve, ainda, trabalhos de conscientização como meio de esclarecer às mulheres os tipos de violência existentes - isto é, física, verbal, psicológica, moral e patrimonial - e o caminho para emanciparem-se.

Portanto, o projeto desempenha uma função social, intentando pôr a termo à uma cruel herança de desigualdade de gênero e degradação da figura feminina.

 

Regiões abrangidas pelo projeto - Jurisdição :

 

1. Numape - UEL- Londrina

Atua na Comarca de Londrina, e os Municipios de Guaravera, Tamarana, os distritos de Lerroville, Paiquere , Irerê, Warta, Selva, São Luís, Espírito Santo, atendimento jurídico com acesso à justiça e cumprimento do artigo 16 e 27 da Lei Maria da Penha e psicológico.

 

2 .Numape - Unespar - Paranavai

Atua na comarca de Paranavaí – PR, que abrange quatro municípios e cinco distritos, sendo eles: Municípios: Paranavaí, Amaporã,Nova Aliança do Ivaí e Tamboara e Distritos: Mandiocaba, Quatro Marcos, Piracema, Graciosa e Sumaré.

Atendimento jurídico com acesso à justiça e cumprimento do artigo 16 e 27 da Lei Maria da Penha. Atendimento psicológico e social.

 

3. Numape - Foz do Iguaçu

Atua na Comarca de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, com atendimento jurídico com acesso à justiça e cumprimento do artigo 16 e 27 da Lei Maria da Penha e psicológico

 

4. Numape - Francisco Beltrão

Aatua na Comarca de Francisco Beltrão e sua região abrange os municípios de Barracão, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Itapejara do Oeste, Manfrinópolis, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São João do Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê, com  atendimento jurídico com acesso à justiça e cumprimento do artigo 16 e 27 da Lei Maria da Penha e psicológico na referida Comarca.

 

5 .Numape - Unioeste  – Marechal Cândido Rondon

Atua em toda a Comarca de Marechal Cândido Rondon/PR, ou seja, Municípios de Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa, Mercedes e Quatro Pontes.

Atendimento jurídico com acesso à justiça e cumprimento do artigo 16 e 27 da Lei Maria da Penha. Atendimento psicológico e social.

 

6. Numape - UEM - Maringá

Municípios: Maringá, Água Boa, Doutor Camargo, Floresta, Floriano, Iguatemi, Ivatuba e Paiçandu

 

7.Numape - UNICENTRO - Guarapuava

Atua na Comarca de Guarapuava.

 

8.Numape - Toledo - Unioeste 

Atua na Comarca de Toledo e sua região abrange os municípios de São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste, com  atendimento jurídico com acesso à justiça e cumprimento do artigo 16 e 27 da Lei Maria da Penha e social na referida Comarca.

 

9. Numape - Ponta Grossa - UEPG

Atua na comarca de Ponta Grossa e sua região abrange os distritos de Itaiacóca, Guaragi, Piriquitos e Uvaia.

 

10. Numape - Jacarezinho - UENP

Atua na comarca de Jacarezinho e sua região abrange o município de Carlópolis/PR, com  atendimento jurídico com acesso à justiça e cumprimento do artigo 16 e 27 da Lei Maria da Penha e atendimento psicológico, na referida Comarca.

 

11. Numape - IRATI - UNICENTRO

Comarca de Irati (inclui o município de Inácio Martins) e Rebouças (inclui o município de Rio Azul)

Com atendimento jurídico e com acesso à justiça e cumprimento do artigo 26 e 27 da Lei Maria da Penha e atendimento psicológico