Inscrições do curso que forma jovens em desenvolvimento sustentável estão perto do fim

12/03/2024
A Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio da Universidade Virtual do Paraná, abriu inscrições para o primeiro curso online que tem como tema Inteligência Sustentável. O curso é promovido pelo Decade of Action, uma ação ligada ao Youth Action Hub, programa realizado pela ONU, que tem como proposta o incentivo aos jovens para a implementação do desenvolvimento sustentável no Brasil. As inscrições, gratuitas, vão até o dia 19. A iniciativa é voltada para estudantes das universidades estaduais. O curso será disponibilizado na plataforma da Universidade Virtual e vai existir certificado de conclusão para aqueles que passarem por todas as avaliações. O programa YAH envolve representantes de 37 países e tem como proposta o apoio e incentivo aos jovens. A parceria entre o pretende ajudar na conscientização sobre desenvolvimento sustentável para a implementação da Agenda 2030 no Paraná. Nesta segunda edição o programa está dividido em três etapas. A primeira é o curso denominado Inteligência Sustentável, que acontece no período de 21 de março até 21 de abril e não há restrição sobre o número de vagas para os estudantes. Para a segunda etapa está previsto o curso Formas de Impacto, para o qual são selecionados 90 alunos. As aulas são entre 13 e 30 de maio. Na terceira, acontece o curso Desafio ODS para uma turma de 70 estudantes, que participam de um desafio com duração de 24 horas. A primeira atividade desenvolvida pela YAH no Brasil foi em 2019 e envolveu direta e indiretamente aproximadamente 15 mil pessoas em atividades nos cursos direcionados para a criação de soluções sustentáveis. (Repórter: Mônica Iurk | Narração: Gustavo Vaz)