Ações das universidades estaduais no Litoral atraíram mais de 15 mil pessoas 05/02/2024 - 13:00

Confira o áudio desta notícia:

Com ações relacionadas à saúde, sustentabilidade e cultura, o projeto Com Ciência encerrou as atividades no Verão Maior Paraná, neste domingo (4), na Praia Brava em Caiobá, Matinhos. Iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) de levar projetos desenvolvidos pelas universidades estaduais, o espaço do projeto recebeu mais de 15 mil visitantes durante um mês.

A programação diversa atraiu o público de uma faixa etária abrangente, incluindo desde crianças até idosos de mais de 90 anos.

Entre as ações culturais previstas no cronograma foram realizadas 17 sessões de cinema com apresentações de filmes nacionais e produções paranaenses produzidas por alunos e professores do curso de Cinema da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). As exibições aconteceram em espaços públicos, nos sete municípios do Litoral paranaense.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) também integrou a agenda cultural com apresentações do filme "Alice no País das Maravilhas" em formato de cine concerto, com trilha sonora executada ao vivo com piano, contrabaixo e violino. O projeto encantou o publico com sessões em Matinhos e Guaratuba.

O encerramento das atividades culturais foi com a apresentação da Big Belas Band, e contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas.

Para o coordenador do projeto, Marcos Aurelio Schemberger, a ação no Litoral foi positiva e contribuiu para destacar a importância do ensino superior estadual. “A participação da Seti com o Com Ciência no Verão Maior Paraná foi muito relevante, pois foi possível apresentar algumas ações desenvolvidas pela secretaria. Também foi mais uma oportunidade para disseminar o conhecimento produzido pelas universidades estaduais, por meio de projetos de pesquisa e extensão para o público em geral, que envolveu pessoas de diversos estados e até de outros países”, afirmou.

O projeto “Nossa praia mais limpa e sustentável” também esteve no espaço Com Ciência durante todo o mês de janeiro e teve um pico de mais de 500 visitantes durante as oficinas desenvolvidas no local. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Unespar e a cooperativa Eco Pontal, com o objetivo de reaproveitar a casca do coco após o consumo.

Houve demonstração do processo de trituração do resíduo para transformá-lo em fibra, que pode ser reutilizada na produção de objetos artesanais. Com o processo de aproveitamento do coco também é possível produzir um substrato que serve para compostagem, destinado para hortas escolares e jardins públicos.

Expor o projeto no espaço “Com Ciência” foi uma grande oportunidade, segundo a gestora da cooperativa Eco Pontal, Nádia Giacomini. “Interagindo com o público mostramos um pouco da iniciativa, com resultados de pesquisas desenvolvidas pela universidade e contribuímos no despertar da consciência ambiental da população, explicando o caminho do coco descartado até ser reaproveitado”, afirmou.

Outra ação que chamou a atenção dos veranistas foi o programa Couro de Peixe da Unespar, desenvolvido desde 2008 e que tem como finalidade utilizar a pele do peixe, que geralmente é descartada, na confecção de artesanatos. O aproveitamento do material orgânico gera trabalho e renda para moradores das comunidades ribeirinhas dos municípios de Paranaguá, Matinhos, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. Os produtos foram expostos e comercializados no espaço.

Na área da saúde, foram realizados testes rápidos para sífilis e hepatite, aferição da pressão arterial, exames de pele e orientações sobre a prevenção de doenças, com a colaboração de universitárias do curso de Enfermagem das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Norte do Paraná (Uenp). Além disso, os sábados foram dedicados para oficinas de práticas de ressuscitação cardiopulmonar para adultos e crianças.

Para a estudante do 4º ano do curso de Enfermagem da UEPG, Leticia Viegandt, que desenvolveu ações de saúde no espaço do Com Ciência, a participação expandiu sua visão da profissão. “Eu adquiri conhecimento e participei de ações em uma comunidade que ampliou os horizontes na minha formação. Essa experiência proporcionou que eu levasse o conhecimento da universidade para os veranistas, ultrapassando os muros da universidade”, disse.

PREVENÇÃO – Aproveitando o espaço, a equipe do Com Ciência incluiu ações de conscientização contra a dengue após o período de chuvas que atingiu o Estado durante as últimas semanas de janeiro. Ainda na área da saúde, cerca de 300 servidores do Paraná se uniram em ação unificada de combate à doenças propagadas em decorrência das enchentes, como leptospirose e diarreia. A ação alcançou cerca de 200 residências, além de mobilizar centenas de servidores nos espaços públicos, levando informação para milhares de cidadãos.

JOGOS – Entre as atividades desenvolvidas no decorrer de janeiro pela equipe da Seti, esteve a disponibilização de um espaço para os veranistas se divertirem com jogos de tabuleiro, como xadrez, damas e trilha. A área foi a mais movimentada e fidelizou muitos visitantes. Por esse motivo, foram promovidas competições de xadrez semanais e, nos dias 20 e 21, foi realizado um torneio que reuniu mais de 40 enxadristas, com premiação de medalhas e troféus para os melhores colocados.

MANNA – Projeto continuado da área de tecnologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Manna também fez parte das ações universitárias no Verão Maior Paraná. Aproximando crianças e adolescentes da tecnologia, a iniciativa orientou os participantes em relação à pilotagem de drones, além de ter possibilitado a interação do público com robôs e jogos desenvolvidos a partir da robótica.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS