Aplicativo criado com ajuda da UEM vai planejar salas para provas do Enem 31/08/2021 - 10:38

O aplicativo Sala Planejada, desenvolvido com a participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será utilizado em larga escala com o objetivo de planejar o distanciamento de carteiras durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil.

Gratuito, o app, desenvolvido em 2020, envolveu a parceria entre a UEM, a Unifesp e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), visando o planejamento de salas de aula, respeitando distanciamento social. A utilização da ferramenta no Enem ocorrerá em decorrência de uma parceria estabelecida entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Unifesp.

O Enem trabalha com mais de 100 mil salas de aula para calcular o distanciamento. “Nós estamos ajudando a fundação que realiza o Enem a planejar e implementar o distanciamento em cada sala. O objetivo, claro, é maximizar o número de carteiras mantendo o distanciamento adequado”, diz o professor Francisco Nogueira Calmon Sobral, do Departamento de Matemática da UEM. Ele contribuiu com a criação do Sala Planejada.

”Com essa parceria, eles são capazes de fazer muitas simulações, para tentar encontrar os layouts mais adequados. Até o momento, já temos 500 mil layouts gerados desde o lançamento da ferramenta, mas desses, pelo menos 300 mil são simulações para o Enem”, complementa Sobral.

O App Sala Planejada calcula quantos estudantes devem ficar em cada sala de aula, respeitando distanciamento social. A ferramenta foi pensada para auxiliar a alocação de estudantes diante da retomada de aulas presenciais.

É um aplicativo-web, de livre acesso, que auxilia gestores educacionais a fazer o distanciamento adequado entre carteiras. O usuário deve preencher os parâmetros solicitados nos respectivos campos, sendo que é fundamental saber previamente as dimensões da sala e de cada carteira.

Segundo Sobral, para o desenvolvimento do layout com fileiras foram aplicadas estratégias de matemática computacional e pesquisa operacional “para colocar a maior quantidade de alunos em um layout fixo, respeitando a distância mínima entre eles”.

Quanto ao layout livre, é baseado em algoritmos de otimização. Em ambos os casos, a ferramenta pode ser usada em outros contextos: para rearranjar o público em um teatro, por exemplo.

Sobral frisa, ainda, que o Sala Planejada é apenas umas das formas possíveis de estratégia para o retorno às atividades acadêmicas, sendo necessário um planejamento adequado do contexto mais geral, dentro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os envolvidos na criação do app apresentaram o aplicativo durante o 52º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. A apresentação pode ser vista neste link. O trabalho agora foi submetido para uma revista internacional. O link do paper enviado é este aqui.