Atividades para todas as idades marcam o primeiro dia de Operação Rondon em Fernandes Pinheiro 23/07/2019 - 17:00

Na segunda-feira (22) foram realizadas as primeiras atividades da Operação Rondon UEPG em Fernandes Pinheiro - PR. Os rondonistas começaram o dia com a oficina de gestão pública para os gestores e servidores da prefeitura da cidade, além de rodas de conversa sobre envelhecimento saudável, disposição de resíduos no serviço de saúde e a “rua da alegria”. Os rondonistas também andaram pela cidade, fazendo a divulgação do projeto para que a comunidade tivesse conhecimento das atividades.

A oficina de gestão pública aconteceu na prefeitura, para os gestores e servidores, e teve como foco as maneiras de saber ouvir e explicar o funcionamento da prefeitura, bem como a destinação de verbas e de que forma as ações de políticas públicas são aplicadas no município. A roda de conversa “envelhecimento saudável” foi voltada para a terceira idade. Os rondonistas discutiram com os idosos temas como alimentação, exercícios físicos, saúde mental e acessibilidade. Eles planejam realizar mais duas oficinas com esse caráter, pois a comunidade foi receptiva com o projeto.

O bate papo sobre disposição de resíduos no serviço de saúde foi voltado para as auxiliares de serviços gerais da Unidade Básica de Saúde da cidade, falando sobre cuidados que os profissionais devem ter ao manusear os resíduos, como as vestimentas e equipamentos que devem ser usados. Marli de Jesus, servidora da unidade básica de saúde, comentou a importância da conversa: “a gente conseguiu aprender muita coisa nova, pois a cada conversa nós conseguimos fazer essa troca de informação”. Também foi aberto um espaço para que as servidoras pudessem falar sobre questões da invisibilidade dentro do campo da saúde.

A última atividade foi a “rua da alegria”, em que os rondonistas realizaram brincadeiras e estimularam a criatividade das crianças da cidade. A proposta foi promover a interação das crianças com as diversas atividades realizadas, onde eles foram incentivados a passar por todas as etapas propostas.