Governo do Paraná inicia implantação do Vale do Genoma em Guarapuava 18/03/2021 - 14:49

Confira o áudio desta notícia

Nesta quinta-feira (18), o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná, Aldo Nelson Bona, cumpriu agenda no município de Guarapuava, na região centro-sul do Estado. Na ocasião, ele assinou Memorando de Entendimento (MOU), firmado entre o Setor Público e a Iniciativa Privada, com participação da comunidade científica, estabelecendo as diretrizes para criação do Conselho Curador do Vale do Genoma, um ecossistema de inovação, com abordagem genômica e em inteligência artificial aplicada à Saúde, com ênfase também em Agricultura e Agropecuária.

Pioneiro no Brasil e no mundo, o Vale do Genoma consiste em um polo de startups voltado para saúde e genética, e se baseia em um modelo de coopetição, um conceito organizacional que alia a cooperação à competição, favorecendo o crescimento de segmentos empresariais e profissionais.

A estruturação desse ecossistema de inovação vai impactar de maneira positiva na geração de negócios entre startups e outras empresas, a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas, considerando o conhecimento científico e a participação de pesquisadores e membros da comunidade acadêmica.

Para o superintendente Aldo Bona, um dos principais desafios para os sistemas de Ciência e Tecnologia corresponde ao impacto social e econômico das pesquisas, em benefício da população. “Nesse sentido, o Vale do Genoma se constitui em uma estratégia para que os esforços de pesquisa da rede genômica, criada pelo Estado, resultem em benefícios para a sociedade”, destacou.

ESTRUTURA – O Vale do Genoma fará parte da estrutura da Cidade dos Lagos, bairro planejado inteligente de Guarapuava, que já conta com câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), além do Hospital Regional de Guarapuava, o Cancer Center e o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec).

“Neste momento dramático que vivemos com a pandemia, percebemos que somente através da ciência, com pesquisas e vacinas, poderemos avançar, precisamos cada vez mais investir em pesquisas”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. “Este projeto traz uma esperança para a cidade, tanto na geração de emprego, como na busca pela cura de diversas doenças. É um momento histórico para Guarapuava”, disse.

A partir da assinatura do Memorando de Entendimento, o Conselho Curador deve ser constituído em até 90 dias e, a partir dele, será elaborada toda a regulação do Vale do Genoma, além da constituição de um fundo de investimentos para apoiar o desenvolvimento de startups. Duas empresas já irão aportar o capital inicial para esse fundo, os grupos Repinho e Jacto.

O Conselho Curador, que será criado nos termos do MOU, vai estabelecer outras estruturas para a operacionalização do Vale do Genoma, a exemplo de um Conselho Consultivo e de alguns comitês, para os serão indicados pesquisadores de renome em Genômica e Inteligência Artificial na Saúde, Agricultura e Agropecuária.

O documento, que já contava com a assinatura do governador Carlos Massa Ratinho Junior, também foi firmado pelos titulares da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ramiro Wahrhaftig; e por representantes do Centro de Inovação no Agronegócio (Ciag), da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), da Associação Cilla Tech Park, além do Ipec.

POLO DE STARTUPS – No contexto científico estadual, o Vale do Genoma representa uma unidade central de prestação de serviços de sequenciamento genético e de procedimentos correlatos para pesquisadores de todas as instituições de ensino superior e institutos de pesquisa científica. O ecossistema foi pensado para atender demandas de sequenciamento de vários projetos, inclusive no âmbito da Agricultura e Agropecuária, por meio de metodologias de alto desempenho.

Um dos signatários do MOU, o médico David Livingstone Alves Figueiredo, presidente do Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec), salientou que os estudos serão aplicados com foco no desenvolvimento de produtos e serviços viáveis para o mercado. Doutor em Ciências Médicas e coordenador do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), ele explicou que a estrutura laboratorial vai dispor de equipamentos de última geração para o armazenamento e processamento de dados.

Para impulsionar startups no segmento, será constituída uma venture builder, um tipo de organização focada em desenvolver novas empresas de forma sistemática, a partir do compartilhamento de recursos humanos e logísticos, como infraestrutura física e setores jurídico, contábil, mercadológico, entre outros. “Essa venture builder vai capitalizar, acelerar e escalonar empresas e startups, de acordo com os estudos e soluções propostas pelos pesquisadores”, conclui o professor David.