Inscrições em pós-graduação sobre socioeducação para servidores são prorrogadas 05/02/2024 - 15:46

Foram prorrogadas até sexta-feira (9) as inscrições da pós-graduação para servidores do Estado e dos municípios que atendem jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. O curso é ofertado por meio de parceria entre as secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família (Sedef); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); e Justiça e Cidadania (Seju).

São 907 vagas, totalizando 360 horas/aula. As aulas serão online, ministradas pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os interessados devem se inscrever por meio do e-Protocolo endereçado à Sedef.

Serão investidos mais de R$ 2 milhões nesta iniciativa, com recursos oriundos do Programa Paraná Seguro, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

São 424 vagas para profissionais que atendem os adolescentes nas unidades; 450 vagas para técnicos municipais que atendem as famílias tanto em ambiente externo como interno; 10 votadas a servidores das áreas administrativa e da assistência aocial, do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CEDCA). Há, ainda, 23 vagas para servidores dos Núcleos Regionais da Sedef e da Seju.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a formação é uma via de mão dupla em que há ganhos para a sociedade e para os servidores.

“É uma excelente oportunidade para que tanto os servidores municipais quanto os estaduais possam melhorar a sua formação, adquirir mais conhecimento e aprimorar o atendimento às famílias dos jovens, com ainda mais qualidade”, disse.

O coordenador de Gestão do Sistema Socioeducativo da Secretaria da Justiça e Cidadania, Alex Sandro da Silva, disse que a capacitação atenderá uma demanda de crianças e adolescentes internados e em semiliberdade. “Esses adolescentes precisam ser acompanhados e o governo estadual tem empenhado todos os esforços para fazer sempre um bom trabalho”, afirmou.