Lindoeste recebe atividades de voluntários da Unicentro 24/01/2020 - 16:34

Desde a segunda-feira, 20 de janeiro, equipes de voluntários da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão na cidade de Lindoeste, no oeste paranaense, realizando atividades de extensão, no âmbito da Operação Yaguaru do Projeto Rondon. A iniciativa é coordenada pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e o Poder Público Municipal.

O curso de formação de Agentes Comunitários de Saúde, com carga horária de 20 horas, é um dos principais itens da programação. Segundo o professor do Curso de Farmácia da Unicentro, Daniel de Paula, líder de uma das equipes de rondonistas, a ideia é “capacitar esses profissionais para fornecerem atendimento de qualidade à população, especialmente no que se refere aos serviços de saúde e atenção primária, como o cadastramento da população, campanhas de prevenção, promoção da saúde, além do controle de endemias”. Ele destaca que o curso é ministrado por estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Engenharia Ambiental.

Na avaliação de Leonardo de Carvalho, aluno do quarto ano de Enfermagem na Unicentro, participar do Projeto Rondon proporciona um diferencial na formação profissional, uma vez que os estudantes têm a oportunidade de conhecer a realidade da comunidade. “Na faculdade, muitas vezes, aprendemos aquilo seria o ideal, mas na comunidade, ocasionalmente, é preciso improvisar e assimilar a estrutura disponível para aplicar o conhecimento teórico”, afirma o universitário.

Para o estudante, a Operação Yaguaru também possibilita o desenvolvimento pessoal dos voluntários. “É uma experiência que agrega muito, principalmente nos aspectos de empatia e ajuda ao próximo, compreendendo e respeitando a cultura local. É algo que traz um crescimento”, enfatiza Leonardo.

No decorrer da semana, outra atividade que vem chamando a atenção dos lindoestenses é uma oficina de fabricação de brinquedos com materiais recicláveis. Douglas Mazur, estudante de Engenharia Ambiental do Campus de Irati da Unicentro, relata que as crianças ficam empolgadas com a possibilidade de criar brinquedos com materiais simples, como garrafas pets, latinhas e sacolas. “Fazemos vários brinquedos para as crianças se divertirem, enquanto aprendem sobre conscientização ambiental e conceitos simples de reciclagem e reaproveitamento de resíduos”, explica Douglas.

A professora Amanda Brait Zerbeto, do Departamento de Fonoaudiologia da Unicentro, confirma a relevância da Operação Yaguaru ao propiciar capacitação em áreas como cultura, educação, saúde e direitos humanos, contemplando pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, além de adolescentes, jovens e adultos. “Outro papel importante do Projeto Rondon é a formação de multiplicadores, para que haja continuidade das ações propostas pelos rondonistas”, acrescenta a professora, que participa pela segunda vez do Projeto Rondon.

“Nossa expectativa é que tanto a comunidade quanto os estudantes aprendam nesse processo, pois é essencial formar profissionais comprometidos e conscientes, em relação às diferentes realidades e pessoas”, salienta a professora, que lidera uma das equipes de voluntários rondonistas. Para ela, tão básico quanto dominar a técnica, é necessário que os futuros profissionais criem vínculos e atuem de acordo com as realidades locais e regionais. “Sabemos que os alunos ensinam muito para a população, mas também aprendem bastante”, conclui Amanda.

Operação Yaguaru - Nesta edição, o Projeto Rondon promove atividades em 12 cidades do oeste parananese, nas microrregiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. A Operação Yaguaru conta mais são mais de 250 rondonistas de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas. Além da Unicentro, que está atuando exclusivamente no município de Lindoeste, as universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e de Ponta Grossa (UEPG) integram a diversificada programação, que segue até o dia 31 de janeiro.

REVITALIZAÇÃO - Os voluntários da Unicentro estão revitalizando a o espaço infantil da Biblioteca Pública Municipal Cidadã Luiz Segundo Valmini, localizada no centro de Lindoseste. “O objetivo é deixar essa obra como legado do Projeto Rondon para a comunidade local, oportunizando acesso à cultura, ao lazer e aos estudos”, conclui o professor Valdemir Antoneli, coordenador do Projeto Rondon na Unicentro. As novas instalações serão inauguradas na quinta-feira da próxima semana (30), no período da manhã, com a presença de autoridades municipais.