NEDDIJ da UEPG realiza visitas técnicas a instituições da cidade 19/08/2019 - 14:35

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vem realizando uma série de visitas técnicas aos órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente do município de Ponta Grossa. O objetivo é articular as suas ações com as instituições que fazem encaminhamentos ao Projeto e com as quais devem manter contato permanente para propiciar a proteção integral da população infanto-juvenil. As visitas iniciaram na Defensoria Pública do Paraná no dia 09 de agosto.

No dia 16 de agosto a equipe do NEDDIJ foi até o Ministério Público, onde foi possível estreitar as relações de cooperação com a equipe da Central de Atendimento ao usuário, discutindo estratégias de melhoria da comunicação entre os órgãos e as possibilidades de articulação do trabalho das instituições que compõem o sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes.

No dia 23 de agosto será realizada visitas aos três Conselho Tutelares de Ponta Grossa e na sequência aos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Vara da Infância e da Juventude e demais parceiros do NEDDIJ.

O NEDDIJ  é um projeto de extensão desenvolvido com base em um convênio, firmado entre o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Ministério Público do Estado do Paraná, por intermédio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, através do Programa Universidade sem Fronteiras.  A finalidade é desempenhar uma política de extensão, tanto nas instituições públicas, como nas instituições privadas, privilegiando o financiamento de projetos a serem executados em municípios estratégicos, que de acordo com o Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM estejam com grande índice de vulnerabilidade social.

O NEDDIJ no município de Ponta Grossa tem como objetivo propiciar às famílias das crianças e adolescentes o acesso à Justiça e o direito de defesa, previsto na Constituição Federal e dever do Estado. O núcleo atua principalmente na regularização de situações em que crianças e adolescentes encontram-se sob a responsabilidade de terceiros, por meio de ações de guarda, tutela e adoção, além do acompanhamento de processos de aplicação de medidas protetivas. Também promove ações de prevenção, articulação, mobilização, visando o combate à violência contra crianças e adolescentes, divulgando o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA por meio de oficinas em escolas e eventos realizados para a comunidade acadêmica, em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria na área da Infância e Juventude – NEPIA.

Atendimentos

No ano de 2016, o NEDDIJ atendeu 1.282 pessoas. Já em 2017, o público atendido foi de 2.213 pessoas. De 2018 até agosto de 2019 o número estimado de pessoas atendidas é de 2.600, levando-se em consideração os atendimentos realizados no próprio NEDDIJ, além de palestras e eventos. É importante ressaltar as ações ocorrem por meio de equipe composta por profissionais de Direito e Serviço Social, que trabalham em rede, ou seja, com outras instituições que também atuam na área da infância e juventude, como a Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública e Conselhos Tutelares.

Por fim, ressalta-se o recebimento de monção de aplauso pela Câmara Municipal de Ponta Grossa que o NEDDIJ recebeu no ano de 2019 pelos serviços prestados à comunidade.