Paraná lança Rede Estadual de Museus Universitários 17/09/2021 - 09:39

O Estado do Paraná lança na próxima segunda-feira (20) às 19h, a Rede Estadual de Museus Universitários. O evento acontece durante a abertura da 15ª Primavera dos Museus realizada pelo Museu Campos Gerais. O objetivo da rede é criar um espaço de diálogo entre os gestores de centros de memórias e museus para fortalecer o acervo histórico da ciência paranaense.

O evento contará com a participação do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, além de gestores de espaços de memória e diretorias de cultura de universidades do estado. Pessoas interessadas em acompanhar os debates devem se inscrever até o próximo domingo (19) por meio do formulário online.

Toda a programação acontece de forma remota, via Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Inscritos recebem o link do evento com antecedência e a participação em 75% da semana confere direito a certificado.

“As instituições saem fortalecidas na medida em que trocam experiências, buscam soluções conjuntas junto ao Estado e passam a funcionar efetivamente em rede. O lançamento dessa rede já pode ser visto como um primeiro resultado da aproximação entre gestões dos museus das universidades do Paraná”, pontua o coordenador de política de museus universitários da SETI, Renê Wagner Ramos.

PAINEL TEMÁTICO - Após o lançamento da Rede, inicia o painel ‘Museus e História Oral: diálogos possíveis’, coordenado pelo professor Robson Laverdi, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A exposição enfoca possibilidades de utilização da metodologia da história oral aos museus em diálogo com a história pública, sobretudo para se pensar aspectos como lugar social e a coprodução de conhecimento nos museus, diversidade de públicos, educação museal, autoridade compartilhada na construção de coleções e exposições e gestão cultural da memória ordinária. “Serão abordados também os usos da história oral em rodas de memória, conversas comunitárias, entrevistas públicas, entre outras formas”, completa Laverdi.

PROGRAMAÇÃO - Os painéis e as ações culturais remotas da programação do Museu Campos Gerais na 15ª Primavera dos Museus seguem até sexta-feira (24). Detalhes do evento podem ser encontrados no site do MCG. O evento é direcionado para diferentes públicos, desde pesquisadores, gestores a estudantes e professores, tanto da comunidade universitária quanto do público externo.