Primeiro dia da Missão Internacional Paraná-Québec Healthtech Webinar destaca a importância da parceria entre os dois países 17/11/2020 - 16:19

A Araucária e a QuébecInnove realizaram, nesta segunda-feira (16),  a abertura da Missão Internacional Paraná-Québec Healthtech Webinar.  Diante da crise da saúde com a pandemia da Covid-19 e seu impacto na economia global, o objetivo do evento é destacar a importância em poder trabalhar em conjunto e capitalizar a expertise disponível para desenvolver novas soluções que garantam uma recuperação sustentável financeira. A programação do Webinar continua nos próximos dias 17 e 18/11.

QuébecInnove  é uma organização sem fins lucrativos que atende empresas que desejam acelerar seus projetos de inovação. Com a expertise de 14.000 pesquisadores e especialistas trabalhando entre seus 135 membros ativos de pesquisa. Direciona mais de 500 empresas por ano para a expertise e financiamento mais úteis para seu crescimento.

“A parceria entre a Fundação Araucária e Quebec é algo que promove a inovação, a tecnologia, a troca de ideias, discussões de extrema relevância e a união da academia, setor produtivo e governo”, destacou a presidente e gerente geral da QuébecInnove, Isabelle Foisy.

Órgão neutro e unificador, QuébecInnove conta com mais de 130 embaixadores membros, além de inúmeros parceiros, o que lhe permite reunir e consultar os atores do ecossistema para estimular a cultura da inovação em toda região.

“O Paraná e o Quebec possuem prioridades em pesquisas muito semelhantes, portanto, as instituições, pesquisadores e empresas participantes podem aproveitar  a oportunidade para alavancar expertises e elaborar acordos colaborativos”, ressaltou a vice-ministra para Relações Internacionais e La Francophonie  de Quebec.

O evento, que terá o inglês como idioma, é uma oportunidade de conhecer organizações, de Quebec e do Brasil, comprometidas com a inovação e de estabelecer vínculos para a criação de potenciais colaborações entre pesquisa pública e indústria.

“Parabenizo a organização de um evento como esse, e em nome do nosso governador Ratinho Júnior gostaria de destacar que o Paraná já possui diversas parcerias com Quebec e que possui total interesse em firmar ainda outros acordos. Acordos que possam promover iniciativas estrategicamente importantes para os dois países”, disse o superintendente da ciência, tecnologia e ensino superior, Aldo Bona. O diretor do escritório de Quebec em SãoPaulo, Jason Naud e o Embaixador do Brasil no Canadá, Pedro Henrique Lopes Borio também participaram do evento.

Entre os temas em discussão, os principais atores do ecossistema de inovação em saúde do Paraná   como o Tecpar, IBMP e Fiocruz e de Quebec, discutiram como a criação de um ecossistema de inovação fortalece a capacidade de inovação das empresas.

“Restaurar e aprofundar a parceria entre Quebec e Paraná em ciência, tecnologia e inovação, iniciada há mais de 20 anos, é uma prioridade para a Fundação Araucária e para a transformação do Paraná em um estado moderno e inovador. Esperamos poder construir nos próximos anos uma parceria da nova sociedade digital, voltada para a geração de riqueza, emprego e renda, com alto valor agregado e o bem-estar de nossas populações ”, destacou o presidente da Fundação Araucária - Ramiro Wahrhaftig.

O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, e no período da tarde, o  Hospital Erasto Gaertner e a empresa Cycor Cybernética apresentaram o trabalho que realizam em inovação na saúde. Estandes das instituições Fiocruz, IBMP, Tecpar, Hospital Erasto Gaertner, Salus e Complexo Pequeno Príncipe também estiveram disponíveis para networking e troca de informações. Nos dias 17 e 18  esses mesmos estandes também  estarão expostos na plataforma. 

 “É por meio de parcerias como essa que estamos firmando com o Quebec, que aumentamos a competitividade do Paraná, promovendo também o desenvolvimento do país e facilitando o acesso a recursos e mercados. Também fortalecemos os Ecossistemas Regionais por meio de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação específicos e de interesse comum entre os dois países”, informou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

GALERIA DE IMAGENS