Projeto do USF realiza exposição na Assembleia Legislativa 21/08/2019 - 09:30

Está disponível até o dia 23 de agosto, na Assembleia Legislativa do Paraná, uma exposição que reúne obras sobre os patrimônios da mesorregião do Norte Pioneiro do Estado com enfoque na significação social das paisagens, bens e culturas. O trabalho é resultado de um projeto financiado pelo programa Universidade Sem Fronteiras no Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O Projeto de Extensão “Identidades Visuais: ações para economia solidária e preservação de ofícios tradicionais” exibirá pinturas, fotografias, esculturas e xilogravuras que retratam memórias e imaginários que denotam aspectos da identidade regional do Norte Velho, selecionando trabalhos de artistas regionais.

A iniciativa é do deputado Evandro Araújo e tem o objetivo de contribuir para a popularização da arte local, utilizando espaços que possam viabilizar a democratização do acesso e possibilitem a ampliação de público.

Para a mostra, as imagens foram divididas em subtemas, como: Figuras, Cotidiano, Lendas, Personagens, Lugares de Memória, Urbanidade e Releituras de Memórias e Imaginários. Participam os artistas Marcos Almeida, de Santo Antonio da Platina, Donizete Nascimento e João Caldeira, de Jacarezinho e Carolina Sobreira, de Londrina; além das obras produzidas no curso de Xilogravura, que ocorreu em 2018 no prédio do PDE/UENP, curso organizado pelo projeto “Identidades Visuais” para comunidade local.

UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS - O programa “Universidade Sem Fronteiras” tem por objetivo executar uma política de extensão nas instituições públicas e/ou privadas, sem fins lucrativos que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão, priorizando o financiamento de projetos que serão executados em áreas consideradas estratégicas, ou seja, aquelas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, bem como, em áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses.

As ações do programa visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, da capacitação e da produção tecnológica, cultural e desenvolvimento social voltadas para a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.

SERVIÇO:

Exposição: "Patrimônios do Norte Velho para além da pedra e cal"

Data: de 19 a 23 de agosto

Local: Assembleia Legislativa do Paraná – Espaço Cultural