UEM divulga lista dos 1.760 aprovados no vestibular de verão e no PAS 25/01/2024 - 17:40

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou nesta quinta-feira (25) os resultados do Vestibular de Verão e do Processo de Avaliação Seriada (PAS) de 2023. Foram 1.148 aprovados no vestibular, que representaram um preenchimento de 94,8% das vagas ofertadas no concurso. No caso do PAS, são mais 612 aprovados, totalizando 1.760 estudantes aptos a ingressar na Universidade.

Os números indicam o sucesso das mudanças no formato do vestibular da UEM, implantadas pela CVU, com o objetivo de melhorar o aproveitamento das vagas. Com a eliminação da prova de conhecimentos específicos, os candidatos podem escolher até três opções de cursos. O índice de vagas ociosas, que atingiu mais de 21% no Vestibular de Verão 2022, caiu para 4,3% em 2023, quando combinados os concursos de inverno e verão.

No Vestibular de Verão, mais de 8 mil candidatos concorreram às 1.211 vagas. Destas, 770 foram reservadas a cotas sociais, raciais e para Pessoas com Deficiência (PcD).

Mais de 23 mil estudantes se inscreveram no PAS, que ofertou 754 vagas aos candidatos da terceira etapa do processo. Um total de 19 oportunidades foram exclusivas a PcDs.

A Reitoria também anunciou que a partir de 2024 os concursos do PAS/UEM e do Sistema de Seleção Unificado (Sisu/UEM) passarão, também, a ofertar cotas sociais e raciais.

MATRÍCULAS E LISTA DE ESPERA – Os aprovados no Vestibular e no PAS devem fazer a matrícula de 1º a 7 de fevereiro, neste site. Outras orientações podem ser encontradas no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).

Candidatos não convocados em primeira chamada devem manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 9 a 18 de fevereiro. A manifestação de interesse deverá ser feita em endereço eletrônico específico para esse fim, que será aberto no site da DAA. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorrerá a partir de 20 de fevereiro.

Em caso de dúvidas quanto à classificação devido ao novo formato do concurso, os vestibulandos podem consultar um vídeo explicativo elaborado pela CVU. A Secretaria Virtual da CVU/UEM estará disponível para tirar dúvidas pelo telefone e Whatsapp (44) 3011-5700. Também é possível enviar questionamentos aos endereços de e-mail vestibular@uem.br e pas@uem.br.