UEPG inaugura prédio que vai atender ações culturais e extensionistas 25/09/2023 - 18:20

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou nesta segunda-feira (25) o Edifício Fausi Azis Chagury, anexo ao Cine Teatro Pax. A instituição fechou um ciclo de 16 anos desde o primeiro pedido de construção. O prédio, de 4.407,06 m², possui investimento total de R$ 6,7 milhões e será administrado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). O edifício foi construído com investimento de diversas fontes de recursos – R$ 4,5 milhões da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, R$ 1,7 milhão de verba federal e R$ 530 mil próprios.

O anexo do Cine Teatro Pax é disposto em quatro pavimentos, todos acessíveis por meio de dois elevadores. O primeiro será destinado à Proex e o segundo andar servirá de espaço para atividades do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Ceppodi). Os dois últimos pavimentos já abrigam equipes do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) e TV Educativa (TVE-UEPG).

A construção foi concebida para ser executada em etapas, sendo que a primeira versão do projeto arquitetônico elaborada e aprovada nos órgãos competentes em 2007. Na primeira fase das obras, foram executados os serviços preliminares de infraestrutura, superestrutura e cobertura. A segunda etapa contemplou vedação; esquadrias; revestimentos; pisos; instalações hidrossanitárias, pluviais e prevenção de incêndio; instalações elétricas, telefônicas e de lógica; sistemas de sonorização e iluminação; serviços complementares, além de serviços de elevadores e paisagismo.

Após a realização do projeto, orçamento e organizações dos editais, a Prefeitura do Campus (Precam) iniciou o processo de fiscalização da obra, na instalação de guarda corpo e corrimão das escadas e rampas; instalação das portas internas; assentamento de porcelanato nas fachadas; assentamento do paver para calçamento; pintura interna e externa; além da instalação de dois elevadores, com capacidade de oito passageiros cada.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, agradeceu todas as equipes e autoridades envolvidas para a conclusão das obras. A decisão de nomear o prédio anexo como Edifício Fausi Azis Chagury partiu dele, como homenagem ao docente que atuou na UEPG e faleceu neste ano. “É uma forma de reconhecer os relevantes serviços prestados à instituição pelo professor Fausi, que sempre atuou em prol do desenvolvimento da universidade”, afirma.

“É uma honra receber este magnífico prédio, que passa a integrar a estrutura da Proex. O espaço irá propiciar a criação de ações extensionistas, voltadas ao interesse social", complementa a pró-reitora da Proex, Beatriz Nadal.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia os secretários Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Marcelo Rangel (Inovação, Modernização e Transformação Digital); o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate; o prefeito do câmpus, Elias Pereira; o presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná e professor da UEPG, João Carlos Gomes; e autoridades municipais.