Uenp promove ações de saúde em Vera Cruz do Oeste 22/01/2020 - 17:48

Estudantes e professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) estão representando o Norte Pioneiro na Operação Yaguaru do Projeto Rondon. A iniciativa integra uma série de atividades voluntárias e colaborativas, com o objetivo de promover ações de cidadania e desenvolvimento sustentável em comunidades carentes.

Na terça-feira, 21 de janeiro, no Centro Social Esportivo Vereador Carlos Roberto Anizelli, em Vera Cruz do Oeste, os rondonistas da Uenp realizaram oficinas sobre saúde bucal para crianças e adolescentes e saúde sexual e reprodutiva para adolescentes e jovens. As atividades reuniram dezenas de participantes, capacitando também os profissionais de saúde daquele município.

Para o professor Marcelo Moretto, que atua no Curso de Odontologia da Uenp, no Câmpus de Jacarezinho, o Projeto Rondon proporciona capacitação de multiplicadores, minimizando discrepâncias e fragilidades sociais. “A expectativa é que esse aprendizado seja duradouro e amplamente multiplicado, melhorando a qualidade de vida das comunidades, nos municípios abrangidos pela Operação Yaguaru”, afirma o professor, que ministra aulas na disciplina de Odontologia Social e Coletiva.

“A questão da prevenção foi muito bem trabalhada junto à população”, confirma a dentista Elizabete de Oliveira, coordenadora de Saúde Bucal no Programa Saúde da Família (PSF) de Vera Cruz do Oeste. Ela ressalta ainda a oportunidade de reciclagem e atualização de conhecimentos e técnicas, por meio das atividades propostas pelos rondonistas.

A estudante de Odontologia da Uenp, Maria de Lurdes Dorigon Bantle, reconhece que a principal recompensa está relacionada ao compartilhamento dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. “É uma satisfação capacitar a comunidade, visando sempre ao  bem estar social e à melhoria da qualidade de vida da população”, enfatiza a voluntária, destacando que “as oficinas e os minicursos podem proporcionar, inclusive, renda extra e retorno financeiro para as famílias”.

A participação no Projeto Rondon representa ainda uma experiência de intercâmbio e troca de aprendizados, proporcionando resultados positivos tanto para a população quanto para os voluntários. “A gente chega preparado para ensinar, mas sempre acaba recebendo conhecimento em troca, o que agrega para além do campo acadêmico”, pontua a estudante do quarto ano de Fisioterapia da Uenp, Giovanna Piasentine. “É uma experiência única e inesquecível nas nossas vidas”, conclui.

De acordo com a programação da operação Yaguaru, além de Vera Cruz do Oeste, as atividades da Uenp contemplam também o município de Tupãssi, com atividades nas seguintes áreas: Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

PROJETO RONDON - A Operação Yaguaru do Projeto Rondon é uma ação governamental coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e as prefeituras municipais de 12 municípios do oeste paranaense. Nesta edição, as atividades seguem até o dia 31 de janeiro, reunindo mais de 250 voluntários, entre estudantes e professores, beneficiando comunidades das microrregiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.