Unioeste economiza mais de R$ 11 mil com projetos de energia sustentável 05/03/2021 - 17:48

Com projetos de utilização de energia renovável, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) economizou mais de R$ 11 mil em energia limpa, no Campus de Cascavel, nos dois primeiros meses de 2021. As iniciativas de geração de energia sustentável foram reforçadas na instituição de ensino superior, a partir da inauguração do Laboratório do Centro de Tecnologia Automotiva (CTA), no ano passado.

Os primeiros painéis fotovoltaicos foram instalados em setembro de 2019, por meio de uma parceria firmada com a empresa BioWatts Energia Solar, com intermédio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unioeste e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura.

As estruturas geradoras de energia possibilitam o desenvolvimento de pesquisas científicas entre os estudantes, principalmente nos programas de pós-graduação. “Além de ser útil para o ensino, esse projeto promove economia significativa no consumo de energia e nos custos de manutenção da Universidade”, afirma o pró-reitor de Graduação e Pesquisa da Unioeste, professor Reginaldo Ferreira Santos.

Ele sinaliza que a economia pode alcançar a marca de R$ 30 mil por ano, considerando as condições de radiação solar em Cascavel e o valor da energia em torno de R$ 0,76 o quilowatts-hora. “Suficiente para o abastecimento mensal de 33 casas populares”, pontua o pró-reitor Reginaldo.

Um dos pontos de painéis fotovoltaicos também serve como abrigo para veículos. Cada garagem é composta por um inversor solar de 5 quilowatts. Desde que entraram em funcionamento, no final do ano passado, os inversores geraram, aproximadamente, R$ 7 mil de economia para a instituição de ensino superior.

Para o pró-reitor, esse tipo de iniciativa proporciona impacto positivo na comunidade universitária. “É uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da energia elétrica renovável, com ganho significativo de um esforço coletiv, por conta dos benefícios ambientais e pela economia gerada, rumo à eficiência energética”, salienta o professor Reginaldo.

CTA – No ano passado, a Unioeste inaugurou, em parceria com a empresa Renolux Energia Solar, o Laboratório do Centro de Tecnologia Automotiva (CTA). Com módulos fotovoltaicos instalados, o inversor solar de 7,5 quilowatts já gerou uma economia de mais de R$ 3 mil, nos últimos dois meses.

A iniciativa atende um dos indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no que se refere à redução de despesas, a partir do uso de energia renováveis. “Nós ganhamos a energia gerada pelo projeto, enquanto os alunos recebem e disseminam treinamentos e podem fazer análise de dados”, destaca o diretor geral do Campus, professor Aníbal Mantovani Diniz.

RECURSOS HÍDRICOS – O consumo consciente de água também vem sendo pensado pelos gestores da Unioeste, tanto para fins de redução de custos quanto para diminuir o desperdício de recursos hídricos. Para tanto, um projeto está sendo desenvolvido pela UP Engenharia, a Empresa Júnior do Curso de Engenharia Civil do Campus de Cascavel.

“O sistema vai receber água da chuva do telhado do prédio de salas de aula e armazenar em um tanque, destinando essa água para irrigar os jardins e lavar as calçadas”, explica o professor Aníbal, sinalizando que o projeto também vai impactar na economia de energia elétrica do campus, que atualmente utiliza água de poço artesiano para irrigação e limpeza.

Além de sustentável a ideia dos estudantes tem potencial para ser replicada, sem a necessidade de mão de obra especializada e fazendo uso de materiais de baixo custo.