Universidade Estadual de Maringá tem novos gestores 11/10/2022 - 15:50

O engenheiro civil Leandro Vanalli é o novo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a advogada Gisele Mendes a nova vice-reitora. Eles assumiram os cargos nesta segunda-feira (10), dando início à 14ª gestão da instituição.

O superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, presidiu a cerimônia de posse e transmissão de cargo, que foi realizada nas dependências do Restaurante Universitário, com a presença de reitores e vice-reitores de universidades de todo o Paraná, autoridades acadêmicas, políticas, eclesiásticas e militares, além de representantes da sociedade civil.

Aldo Bona reconheceu o trabalho dos gestores que deixaram o cargo, os professores Julio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, reitor e vice-reitor na gestão 2018-2022, e destacou a UEM como referência, especialmente em pesquisa, no cenário nacional e internacional. O superintendente discorreu sobre um cenário mais favorável para as universidades estaduais do Paraná com a possibilidade de novos aportes de recursos e autonomia para realização de concurso público.

NOVOS GESTORES – Doutor em engenharia de estruturas, Leandro Vanalli ingressou na UEM em 1991, atuando como contínuo por três anos. Graduou-se pela instituição em 1998 e foi fazer mestrado pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado pela Universidade de São Paulo.

Em 2006, voltou para a UEM na condição de docente vinculado ao Departamento de Tecnologia do Câmpus Regional de Umuarama. Como efetivo ocupou vários cargos, como de chefe do Departamento de Tecnologia, diretor e diretor-adjunto do Centro de Tecnologia, diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM.

O novo reitor destacou cinco pontos que serão os desafios para os próximos quatro anos: manutenção permanente dos canais de diálogo com as comunidades interna e externa; manter a liderança acadêmica de forma articulada com diferentes setores da sociedade; buscar criatividade e efetividade para construir soluções; valorização dos servidores, buscando melhores condições de trabalho; e aumento no número de alunos matriculados e egressos, valorizando as vagas públicas de ensino superior.

Gisele Mendes deixou a Diretoria do Centro de Ciências Sociais Aplicadas para ser a vice-reitora da UEM. Ela é a segunda mulher a assumir o cargo. Bacharel e mestre em Direito pela UEM, ela é doutora e pós-doutora em Direito Penal, títulos obtidos pela Universidade de Saragoça, na Espanha.

Também iniciou a carreira docente como professora temporária e, posteriormente, como professora efetiva do Departamento de Direito Público da UEM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, desde 2010, ela coordena a especialização em Ciências Penais, tendo ocupado também vários cargos administrativos.

Em seu discurso de posse, ela destacou a importância da ciência como instrumento para que as minorias da população (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas) deixem de ser minorias em espaços de poder e se vejam representadas em cargos de liderança.

UNIVERSIDADE PÚBLICA – Julio César Damasceno, que deixou o cargo de reitor, falou sobre a certeza de que a UEM continuará sendo grande com o trabalho da nova gestão. “A universidade pública, gratuita e de qualidade depende do olhar dos gestores públicos e dos laços criados em benefício da instituição”, disse. Já o ex-vice-reitor, Ricardo Dias Silva, destacou conquistas da gestão, como a aprovação das cotas raciais, a implantação da gratuidade na alimentação para estudantes carentes e outras ações que reforçam o papel social da UEM.

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, atual presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), participou da cerimônia. Ele afirmou que passar por uma universidade pública é uma experiência que modifica o indivíduo e o seu entorno. “E cria quadros políticos extremamente valiosos para o pleno exercício da cidadania, que pressupõe o concerto de todas as vozes sociais”, enfatizou.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, também esteve presente na solenidade e destacou as parcerias que o município mantém com a UEM.