Alunos da UEM desenvolvem aplicativo para comunicação entre hospitais e ambulâncias do Samu

12/11/2021
Fortalecer o eixo de comunicação e o fluxo de informação em tempo real entre os hospitais e as equipes das unidades de suporte básico e avançado do Samu. Esse é o objetivo do Sistema Integrado de Gestão de Ambulâncias, um aplicativo que vai ser testado na sala de emergência do Hospital Universitário Regional de Maringá. O aplicativo foi desenvolvido pelo estudante de Medicina da UEM, Pedro Lora, em parceria com alunos de Ciências da Computação, os irmãos Alisson e Alan Lopes. O enfermeiro intervencionista Luiz Mancini e o médico Marcos Bitencourt também colaboraram com o projeto. Além da conexão em tempo real, o aplicativo oferece uma resposta intra-hospitalar eficiente, agilizando os procedimentos dos profissionais da sala de emergência e a gestão de leitos. Ele também vai servir como banco de dados informatizado dos atendimentos prestados pelo Samu, aumentando o poder de análise e desenvolvendo estratégias para melhorar a qualidade do atendimento inicial. Para o orientador do projeto, professor Luciano de Andrade, que atua no Departamento de Medicina da UEM, a ideia é organizar a recepção dos pacientes graves, tornando os atendimentos mais eficientes.// SONORA LUCIANO DE ANDRADE.// A partir do aplicativo, vai ser possível visualizar, em tempo real, as ambulâncias em deslocamento para o hospital, possibilitando o preparo total da equipe para o recebimento dos pacientes. Escolhido para testar o aplicativo, o Hospital Universitário da UEM será a primeira unidade hospitalar a receber acesso à plataforma. Na sala de emergência, vai ter um monitor exclusivo para o aplicativo, que mostrará instantaneamente os atendimentos designados para o hospital. A expectativa é estender o serviço para o Samu Regional Norte Novo e hospitais de atendimento da rede de urgência e emergência da região. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Felippe Salles)