Governo do Paraná lança programa de residência técnica em gestão cultural

19/11/2021
O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira, o processo de seleção para 32 residentes técnicos na área de Gestão Cultural. O objetivo é contribuir para a melhoria e fomento das atividades culturais para a população paranaense, com foco na capacitação e formação de profissionais. As inscrições vão até o dia 29 deste mês, e podem ser feitas no site www.unespar.edu.br . Além da gratuidade no curso de pós-graduação, os residentes técnicos vão receber bolsa-auxílio mensal, no valor de mil e 900 reais, e auxílio-transporte, pelo período de 24 meses. O início das atividades está previsto para fevereiro do ano que vem. Os candidatos aprovados vão ser lotados em órgãos do Poder Executivo estadual, localizados em Curitiba e em outras sete cidades do Interior. Para a coordenadora da residência, Marila Annibelli Vellozo, o curso vai ter um papel fundamental na formação dos profissionais. //SONORA MARILA ANNIBELI VELLOZO// A residência vai ser ofertada para profissionais de várias áreas do conhecimento, como Administração, Arquitetura e Urbanismo, Antropologia, Artes, Assistência Social, Design Gráfico, Direito, Economia, Geografia, História, Museologia, Produção Cultural, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Física e Pedagogia. Todos os candidatos devem ter concluído o curso de graduação nas respectivas áreas de interesse no período máximo de 36 meses contados após a data de publicação do edital. A carga horária para as atividades práticas presenciais dos bolsistas residentes nas instituições vinculadas ao Governo do Estado será de 30 horas semanais. Já a carga teórica do curso de especialização será realizada, em ambiente digital. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Flávio Rehme)