Hospital Universitário da UEL completa 50 anos com importante atuação na pandemia da Covid-19

01/10/2021
Mais de 15 mil pessoas atendidas apenas durante a pandemia do novo coronavírus. Com essa marca, o HU, Hospital Universitário da UEL, a Universidade Estadual de Londrina, que acaba de completar 50 anos, fica marcado como um dos principais centros de tratamento e reabilitação contra a Covid-19 no Estado. Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram 15 mil 698 pessoas atendidas pela estrutura hospitalar, e 5 mil 305 necessitaram de internamento. O hospital disponibiliza 213 leitos exclusivos para tratamento da doença, sendo 96 de enfermaria, 106 de UTI adulto e 11 de UTI pediátrica. Ao todo, o Governo do Estado investiu 41 milhões e 400 mil reais exclusivamente em ações relacionadas ao combate à pandemia na instituição. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou que foram muitas conquistas da instituição durante os 50 anos de sua história.// SONORA ALDO BONA.// Único hospital público de grande porte da região Norte do Paraná, o HU/UEL é considerado um centro de referência para o SUS, Sistema Único de Saúde e um modelo estadual em atendimentos de maior gravidade e de alta complexidade. Também é a ponte entre acadêmicos das áreas da saúde e o mercado de trabalho. O HU está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UEL e, como hospital-escola, tem papel fundamental na prática do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Também serve como campo de estágio para estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, além de programas de estágio em outras áreas, como Administração e Serviço Social. O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou que o hospital ganhou relevância e virou referência para a saúde de Londrina e de toda a região do Estado.// SONORA SÉRGIO CARVALHO.// Pacientes que tiveram alta hospitalar pós-Covid-19 do HU/UEL e ainda apresentaram algum sintoma decorrente da doença também participaram de um programa de reabilitação ofertado por um projeto de pesquisa do Departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde. A ação consistiu em exercícios ambulatoriais e domiciliares com duração de oito semanas. O HU/UEL, por meio de um convênio realizado com a Prefeitura de Londrina, também foi responsável por aplicar 83 mil testes para diagnóstico da Covid-19. O número é considerado expressivo, já que a maioria dos municípios brasileiros nem sequer possui um programa próprio para testagem e depende dos exames fornecidos pelo Ministério da Saúde. Além de toda a qualificação técnica e de infraestrutura, o HU/UEL mantém serviços de referência no atendimento à população. Entre eles o Ambulatório de Especialidades, o Centro de Tratamento de Queimados e o Hemocentro Regional de Londrina, que atende hospitais da 17ª Regional de Saúde, Telemedicina e Telesaúde, o Centro de Assistência Toxicológica, que presta assessoria e orientação em casos de intoxicação ou exposição a agentes tóxicos. Entre outros serviços, estão também o Banco de Leite Humano e a Unidade Neonatal, com destaque para o Método Canguru. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Flávio Rehme)