Novo programa de residência em inovação tem foco na formação de profissionais para o setor público

07/10/2021
O Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov foi lançado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira. Denominada Restec Integre, a iniciativa é desenvolvida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e contempla um Curso de Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, que será ofertado na modalidade de ensino a distância pela Unicentro, Universidade Estadual do Centro-Oeste. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, ressaltou que um governo digital necessita de um sistema estruturado para gerar inovação. Ao todo, serão selecionados 92 residentes técnicos, graduados nos últimos três anos. Os candidatos aprovados serão lotados em órgãos do Governo do Estado, localizados em Curitiba e em sete cidades do Interior. Considerado um programa inovador, a Residência Técnica do Governo do Estado ajuda no aperfeiçoamento prático e teórico desses profissionais recém-formados, com impacto direto na qualificação do setor público, refletindo em melhoria nos serviços ofertados à população. Todos os candidatos devem ter concluído o curso de graduação nas respectivas áreas de interesse, no período de novembro de 2019 a outubro de 2021. Os classificados serão matriculados no Curso de Especialização. A carga horária para as atividades práticas dos bolsistas residentes nas instituições vinculadas ao Governo do Estado será de 30 horas semanais. Além da gratuidade no curso de pós-graduação, os residentes técnicos recebem bolsa-auxílio mensal, no valor de 1.900 reais, e auxílio-transporte pelo período de 24 meses. O início das atividades está previsto para novembro. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Gustavo Vaz)