Paraná cria agências de desenvolvimento regional para impulsionar novas vocações

05/10/2021
Incentivar o desenvolvimento socioeconômico e aumentar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços. Esse é o objetivo do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, do Governo do Estado, lançado nesta terça-feira. Idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o programa cria as Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável e vai ser implementado pelas sete universidades estaduais do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, explicou que sempre foi pensado em criar um mecanismo que pudesse descobrir a vocação de cada região do Paraná, então, a ideia das agências de desenvolvimento regional é fazer esse diagnóstico, aprofundando o potencial com novos estudos, investimentos e infraestrutura. //SONORA RATINHO JUNIOR// A iniciativa vai aplicar, inicialmente, recursos financeiros da ordem de 10 milhões de reais, provenientes do Fundo Paraná e da Secretaria de Estado da Fazenda. Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o Paraná tem diferentes realidades, e em cada região é preciso fazer uma atuação focada no desenvolvimento., ele destacou ainda que a maior agência de desenvolvimento regional são as universidades. //SONORA ALDO NELSON BONA// A ação consiste em apoiar iniciativas locais e regionais, com foco na realização de projetos de educação e qualificação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura econômica e urbana; e desenvolvimento social, artístico e cultural, fortalecendo os mecanismos de gestão, infraestrutura e serviços tecnológicos das instituições estaduais de ensino superior. Segundo Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, a principal intenção das agências é atender demandas da sociedade. //SONORA RAMIRO WAHRHAFTIG// Na prática, o programa vai ser instrumento de articulação de ações conjuntas, visando ao alinhamento entre políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e políticas de desenvolvimento regional. As atividades das Agências de Inovação contemplam quatro eixos temáticos: parceria entre universidade e empresa; inovação e apoio para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, cooperativas, associações e empreendimentos solidários; universidade empreendedora, e universidade e desenvolvimento regional sustentável. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, explicou que as agências consagram aquilo que as universidades vêm fazendo, potencializando a capacidade de resolver os problemas regionais. //SONORA MIGUEL SANCHES NETO// Cada unidade de Agência vai ser presidida pelos respectivos coordenadores institucionais das agências de inovação ou dos Núcleos de Inovação Tecnológica das universidades estaduais. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Flávio Rehme)