Paraná destina R$ 1,5 milhão para programas de pós-graduação das Universidades

22/03/2021
O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira o Programa Institucional Pró-Desenvolvimento, direcionado ao fortalecimento dos programas de pós-graduação das Universidades Estaduais. A iniciativa conta com Chamada Pública para modernização de laboratórios multiusuários, compartilhados no desenvolvimento de atividades de pesquisa das sete instituições de ensino superior. Com amparo no Fundo Paraná, serão destinados recursos da ordem de um milhão e 500 mil reais, proveniente de suplementação orçamentária da Seti, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a Fundação Araucária de Apoio Ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Para o titular da Seti, Aldo Bona, essa ação vai ao encontro do Programa Paraná Mais Ciência, estabelecido no Plano Plurianual, principal instrumento de planejamento de médio prazo da Administração Pública. A exemplo do Pró-Extensão, lançado na semana passada, o Pró-Desenvolvimento vai suprir demandas de investimento e custeio para melhoria da infraestrutura universitária, incluindo a manutenção de equipamentos adquiridos com recursos de órgãos federais de fomento, que necessitam de cuidados regulares. A diferença, basicamente, é o foco nas atividades de pesquisa científica e tecnológica, vinculadas aos programas de pós-graduação. O programa abrange todas as áreas do conhecimento correspondentes aos Napi, Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, fomentados pela Fundação Araucária. Também serão contemplados os segmentos relacionados aos ecossistemas de inovação e áreas prioritárias identificadas pelo CCT Paraná, Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia, tais como Agricultura & Agronegócio; Biotecnologia & Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; Educação, Sociedade & Economia; Transformação Digital; e Desenvolvimento Sustentável. O coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Paulo Renato Parreira, fala sobre a iniciativa. // SONORA PAULO RENATO // As propostas podem ser submetidas até 12 de abril. Já os resultados serão divulgados a partir de 15 de abril. A Chamada Pública está disponível no site da Fundação Araucária em www.fappr.pr.gov.br. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Sérgio Aguiar)