UENP divulga ações afirmativas para alunos negros e de baixa renda do Ensino Médio

19/11/2021
A UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná, desenvolve um projeto de extensão para estimular o ingresso de estudantes no Ensino Superior, por meio de ações afirmativas. Direcionada aos jovens negros e de baixa renda do Ensino Médio, a iniciativa alcançou, até o momento, uma média de 90 alunos de duas escolas públicas de Jacarezinho e uma em Cambará. A iniciativa consiste na gravação de conteúdos didáticos com orientações e informações sobre as cotas sociais e sociorraciais. Esse material audiovisual é distribuído para as escolas e exibido para os estudantes, em paralelo às atividades da grade curricular. Desde 2018, o vestibular da UENP reserva 40% do total de vagas de todos os cursos de graduação para esses públicos. Segundo a coordenadora do projeto, professora Rosiney Aparecida Lopes do Vale, o foco são os alunos negros, que além das cotas sociais e raciais, também pode pleitear a isenção de pagamento da taxa de inscrição do vestibular.// SONORA ROSINEY APARECIDA LOPES DO VALE.// Alguns conteúdos gravados foram repassados ao Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, para compartilhamento com as demais escolas de abrangência. A professora Geane Kantovitz, do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, reforça que muitos estudantes desistem do sonho de ingressar na graduação por falta de conhecimento sobre seus direitos.// SONORA GEANE KANTOVITZ.// Para a estudante de ensino médio, Ana Vitória Colorado de Proença, o ingresso na educação superior representa uma correção de desigualdades e garantia de direitos para essa parcela da população.// SONORA ANA VITÓRIA COLORADO DE PROENÇA.// Nas Universidades Estaduais do Paraná, os inscritos no sistema de cotas e os demais candidatos são submetidos aos mesmos critérios de aprovação e classificação nos vestibulares, inclusive com provas idênticas. Além da UENP, as outras seis instituições estaduais de ensino superior do Paraná contam com ações afirmativas nos processos seletivos dos cursos de graduação, entre vestibulares e SiSU. Essas iniciativas contribuem para que grupos sociais historicamente excluídos e discriminados tenham oportunidade de participação em diferentes setores da sociedade: econômico, político, cultural e acadêmico. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Felippe Salles)