Universidades estaduais do Paraná ganham destaque no Guia da Faculdade 2021

27/10/2021
As Universidades estaduais do Paraná receberam destaque na avaliação do Guia da Faculdade 2021, ranking criado em parceria entre o jornal O Estado de São Paulo e a Quero Educação, uma das principais startups da área no Brasil. As instituições tiveram 216 cursos de graduação avaliados como excelente, ou cinco estrelas, e muito bom, com quatro estrelas. Em 2021, o Guia contou com mais de 9.500 coordenadores e professores do ensino superior, cadastrados voluntariamente para avaliarem 16 mil cursos de graduação presenciais e a distância de instituições públicas e privadas brasileiras. Eles atribuíram notas de 1 a 5 para cada curso, com base nos aspectos da qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infraestrutura. As instituições públicas concentram a maior parte dos cursos 5 estrelas do País. Na avaliação deste ano do Guia da Faculdade, quase 88% das graduações que chegaram ao conceito máximo estão na rede pública. Na UEL, Universidade Estadual de Londrina, os cursos de Serviço Social, Geografia, Medicina Veterinária, Educação Física, Zootecnia, Enfermagem e Pedagogia atingiram nota máxima na avaliação. A pró-reitora de Graduação, Marta Favaro, demonstrou satisfação com a boa classificação da universidade. // SONORA MARTA FAVARO // A UEM, Universidade Estadual de Maringá, teve as graduações em Farmácia, Matemática, Pedagogia e Química avaliadas com nota máxima. Na UEPG, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, os destaques foram os cursos de Química Tecnológica, Geografia, tanto Bacharelado, quanto Licenciatura, e Letras Português/Inglês todos com conceito máximo na avaliação. As Universidades Estaduais também se destacaram no Times Higher Education – Emerging Economies 2021, divulgado na última semana. A classificação é uma das mais relevantes para avaliar cinco áreas: ensino, pesquisa, citações, perspectivas internacionais e renda da indústria. A UEL aparece na faixa entre as 400 melhores universidades de todo o mundo, seguida pela UEM, Unioeste e UEPG, que ocupam a faixa entre as 500 mais bem colocadas. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Gustavo Vaz)