Educação inovadora é pauta de painel virtual sobre Ciência e Tecnologia 21/10/2020 - 17:21

Na terça-feira, 20 de outubro, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) realizou o terceiro painel da série de eventos online “Diálogos sobre Inteligência Artificial: construindo ecossistemas digitais para inovação no Paraná”. Sob a mediação do assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Paulo Afonso Schmidt, a sessão virtual abordou o tema Educação e os novos ambientes de aprendizagem, com ênfase na Inovação para a Sociedade 5.0.

Os convidados participantes defenderam a importância de fomentar ações voltadas aos espaços de aprendizagem, a fim de proporcionar aos estudantes e professores o contato direto com novas metodologias e tecnologias educacionais. Eles acreditam que a Inteligência Artificial (IA) na Educação amplia, principalmente, as capacidades dos docentes, permitindo focar em atividades importantes, como o acompanhamento dos estudantes de forma individualizada, além de apoiar mais efetivamente, o processo ensino-aprendizagem.

Um dos convidados, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Neri dos Santos, comentou que os efeitos da quarta revolução industrial no ensino deram origem à chamada Educação 4.0, uma mescla de avanços tecnológicos com as tradicionais metodologias educacionais. “Enquanto a Educação 1.0 se baseava em leitura e memorização, a Educação 2.0 em materiais didáticos e a Educação 3.0 na produção de conhecimento, a Educação 4.0 é produtora de inovação contínua”, destacou.

Segundo ele, o Letramento Digital é um dos principais desafios nesse novo contexto de IA na esfera educacional, pois é algo que será imperativo não somente aos estudantes, mas também aos professores. “Esse novo conceito envolve aspectos como alfabetização digital, comunicação e colaboração digital, gestão de carreira e identidade digital, aprendizagem e habilidades digitais, escolaridade digital e alfabetização informacional”, elencou o professor, que atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC.

Seguindo esse raciocínio, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Bruno Campagnolo de Paula, explicou que a Educação, em um futuro muito próximo, vai promover interação das pessoas com objetos inteligentes e conectados. “Ferramentas que percebem a aprendizagem do estudante a partir não do produto ou resposta que ele entrega, mas dos processos de aprendizagem, que muitas vezes podem ser acompanhados por hardware e software”, afirmou o docente, que também é coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da PUCPR.

Outro participante do painel virtual, Rodrigo Barbosa e Silva, CEO da LIV, uma empresa brasileira de soluções tecnológicas para gerenciamento de pagamentos, apontou questões relativas à iniciativa privada. “Diferente de outros países, os estudantes brasileiros são desejados pelos projetos de pesquisas em países como os Estados Unidos, pelas características de conhecimento amplo, de poder ligar pontos complexos”, observou, ressaltando que, em um país como o Brasil, “precisamos de consciência de produção de tecnologia”.

O conteúdo completo desse painel virtual está disponível no canal da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) no YouTube (aqui).

SNCT 2020 – Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Nesse sentido, a programação da série de eventos empreendida pela Seti ocorre em paralelo à 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2020), que apresenta o tema  “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Iniciados na sexta-feira, 16 de outubro, os painéis virtuais têm como objetivo promover as ações de Inteligência Artificial desenvolvidas no território paranaense, especialmente nas universidades estaduais.

A iniciativa conta com o apoio da UVPR, que transmite os eventos diariamente, às 19 horas, no canal do YouTube. Mais informações no site uvpr.pr.gov.br/inteligenciaartificial. Nesta quarta-feira (22), o assunto discutido será “Energia e Meio Ambiente nas Cidades Inteligentes”.