Feira de Ideias Inovadoras 2020 está com inscrições abertas na Unicentro 14/09/2020 - 14:48

As inscrições para a edição da Feira de Ideias deste ano estão abertas. O evento é uma iniciativa da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, a Novatec, e tem como objetivo fomentar comportamentos e atitudes empreendedoras a partir de atividades focadas no desenvolvimento de pequenos negócios. Essa quarta edição da feira é vinculada ao Programa de Iniciação ao Empreendedorismo da Fundação Araucária. “Esse ano, nós fomos contemplados com edital de uma chamada pública da Fundação Araucária. Nós recebemos o recurso para realizar a Feira de Ideias com foco voltado, em especial, para a iniciação tecnológica, para o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o Proit. Então, os projetos desta edição 2020 são exclusivamente para projetos da Unicentro”, explica a coordenadora do projeto e do convênio, Cláudia Crisóstimo.

Além da Fundação Araucária, o Sebrae e o Ecossistema de Inovação de Guarapuava também são parceiros na realização da Feira.  Claudia conta, também, que o trabalho será encaminhado por uma comissão de acompanhamento do programa. “Nós temos essa formação dessa comissão científica e empresarial tanto da Unicentro, daqui de Guarapuava, quanto de Irati, que estará conosco. As duas incubadoras e os empresários locais”.

Para atender às especificidades do convênio, de acordo com Claudia, as inscrições deste ano são voltadas a alunos de graduação e de pós-graduação, docentes e agentes universitários, em especial, a estudantes e orientadores, ligados ao Programa de Iniciação Tecnológica. “Podem se inscrever também os empreendedores vinculados à Incubadora de Guarapuava e à Incubadora de Irati, porque nós vamos trabalhar com todo um programa de pré-incubação e pré-aceleração que são atividades, consultorias e palestras que estão na programação”, detalha Claudia.

A programação da Feira de Ideias deste ano está dividida em três fases que, como explica Cláudia, consistem em um programa de pré-incubação. “As três fases constituem esta formação do perfil tanto do empreendedor quanto do empreendimento em si. Como transformar uma ideia do empreendedor, em um modelo de negócio ou em um produto que possa chegar ao mercado ou que possa chegar a sociedade”, afirma.

A primeira fase, chamada de Seminário Integrador, terá uma sequência de atividades, como oficinas de capacitação, para que as ideias possam ser modeladas e transformadas em empreendimentos ou produtos. Já na segunda fase, o foco será voltado à capacitação do empreendedor. “Na terceira fase”, complementa Claudia Crisóstimo, “nós já vamos olhando para o mercado. Já conheço a minha ideia e eu vou trabalhar como planejar a prototipagem e o design, a aparência desse meu produto. A gente vai preparar as equipes para apresentar novamente um pitch, que é um modo de apresentação da sua empresa, como preparar vídeos, como se organizam para apresentar essa ideia, materializando, tendo toda a visão perspectiva de todas as capacitações”.

Neste ano, por conta da pandemia de coronavírus, as atividades da Feira de Ideias serão desenvolvidas em plataformas virtuais. Os interessados podem fazer as inscrições individuais até o dia 20 de setembro, no site www.unicentronovatec.com.br.