Governo divulga resultado do programa que busca transformar pesquisa acadêmica em produtos 23/07/2021 - 10:40

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado realiza na, próxima segunda-feira (26), a cerimônia de encerramento do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) edição 2021. Durante o evento, que será transmitido ao vivo às 18h30, os projetos selecionados realizarão uma última rodada de apresentação.

O Prime tem foco na transformação do resultado de pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. Ao todo, foram selecionados cinco finalistas das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Estadual do Paraná (Unespar).

A iniciativa é desenvolvida em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Superintendência de Inovação, Fundação Araucária e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR).

“Encerramos a primeira edição do Prime satisfeitos com tantas iniciativas e projetos com potencial produtivo que surgiram nas universidades paranaenses. Isso reforça a vocação inovadora do Estado, além da capacidade científica e tecnológica das nossas intuições”, destaca o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Pelgrina.

Ao longo do programa, lançado em dezembro do ano passado, os participantes foram submetidos a várias rodadas de pitch, técnica utilizada para apresentação de negócios inovadores.

Além disso, receberam mentorias de profissionais especializados para estruturar os modelos de negócios e compreender como a comercialização dos respectivos produtos e serviços poderá transformar a realidade dos públicos de interesse. O Prime contabilizou 12 horas de capacitação, 76 horas de consultorias individuais, seis horas de mentorias coletivas e cinco rodadas de pitch com cada participante.