HUM inaugura núcleo de apoio aos familiares de doadores de órgãos
29/09/2021 - 11:52

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) inaugurou recentemente, na unidade de Pronto-Atendimento, o Núcleo de Apoio aos Familiares de Doadores de Órgãos. O espaço foi idealizado pelos membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Rosane Almeida de Freitas, Ellen Catarine Cabianchi, Renata Nogueira de Moura e Bruna Danieli Zanolo Melo.

“Em uma campanha de incentivo à doação de órgãos, tive uma conversa com Gabriel Ciochetta, transplantado de pulmão, grande parceiro e incentivador das ações. Expliquei sobre a importância de criar uma sala onde fosse possível atender as famílias que passam por um processo de luto de forma acolhedora e humanizada”, explica Rosane, coordenadora da CIHDOTT.

Ciochetta ressaltou a importância da criação deste espaço dentro do hospital. “É muito gratificante para mim e toda minha família poder participar desde a idealização até a finalização deste lindo projeto”. A família Florense foi a doadora dos recursos financeiros usados na reforma do ambiente e aquisição do mobiliário.

Durante o evento foi formalizada a assinatura do termo de doação e também foram entregues certificados de agradecimentos aos membros da família Florense, a equipe diretiva do hospital e para servidores que participaram do projeto. Ao final foram apresentados dois vídeos, o primeiro com o depoimento de uma paciente transplantada de pulmão e o segundo com uma criança resitando uma poesia em homenagem aos familiares, doadores de órgãos e aos pacientes transplantados.

Últimas Notícias