Incubadora de Negócios da Unicentro participa de Feira de Empreendedorismo de Irati 18/11/2019 - 09:36

Dar asas para ideias inovadoras é a grande missão da Ineti, que é a Incubadora de Negócios Irati. A equipe da Ineti, composta por docentes e estudantes do campus Irati da Unicentro, participou da terceira edição da Feira de Empreendedorismo e Inovação de Irati, que foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. Quem passou pelo estande da Incubadora, no Colégio Sesi, pôde receber encaminhamentos para preencher um sumário executivo, que é a primeira parte de um plano de negócios com informações iniciais sobre o projeto.

A estagiária da Ineti e estudante de Administração da Unicentro, Dora Leandra Wolaniuk, orientou os visitantes e também conduziu uma atividade lúdica durante a exposição. “A gente fez um jogo online com questões relacionadas à Ineti, relacionadas à inovação, empreendedorismo, e propôs essa interação – cada um logava seu celular com a plataforma para poderem jogar e o ganhador ganhava um prêmio, uma camiseta, um copo. Então, todo mundo se interessou”, conta.

A Incubadora de Negócios também convidou os idealizadores de projetos incubados para interagir com o público da Feira de Empreendedorismo. O criador da Faxinal Chás, Rodrigo Felipe de Moura, levou um produto para degustação chamado DesestreChá, um mix de ervas relaxantes que inclui camomila, melissa, capim limão, hortelã, sálvia e alecrim. “Essa parte de contato com o público é muito importante para mim, hoje, porque eu estou recebendo os feedbacks do produto – o gosto, a apresentação da embalagem, o preço. Com o seu negócio, o Rodrigo propõe a diversificação do cultivo nos faxinais de Rio Azul, no Paraná. De acordo com o administrador, a ideia é incentivar a produção de plantas medicinais como uma alternativa ao cultivo de tabaco, que é prejudicial para quem trabalha no campo. “Vou começar a fazer um teste de produção agora para iniciar a produzir mesmo no ano que vem. A ideia principal é produzir, mas não sozinho. Ter outros produtores ali a comunidade que produzem também, com objetivo de uma alternativa de renda ou posteriormente até retirar produtores da produção de fumo”, diz Rodrigo.

Uma das grandes atrações da Feira foi o Concurso de Inovação e Empreendedorismo de Irati. A estagiária da Incubadora Gabrielle Ribeiro e a diretora da Ineti, professora Adriana Queiroz Silva, participaram da banca avaliadora dos inscritos na competição. A professora compartilhou os objetivos e os resultados da participação da equipe na banca do concurso. “O concurso é para estimular a comunidade a estar pensando em inovar, empreender com novas ideias, com um fator inovador, para estar desenvolvendo novos projetos. A gente tentou lá estimular muito e não pára aí, continua, verifica a viabilidade, tem ideias muito boas ali, existem demandas”, explica a diretora da Ineti.
Foram 31 projetos apresentados entre as categorias Ensino Médio e Cursos Técnicos. A diretora da Incubadora também contou que a Ineti disponibilizou uma premiação especial para os vencedores do concurso de inovação.“Para os três primeiros lugares das duas categorias a gente teve um prêmio de pré-incubação, para eles trazerem os projetos para cá, para a gente fazer eles começarem a entender e verificar a viabilidade daquele projeto para que aquela ideia possa virar um possível negócio”.

E a participação da Ineti na Feira de Empreendedorismo e Inovação de Irati motivou a Incubadora a pensar algumas novidades, que já começam a ser planejadas para o ano que vem. “A gente vai fazer um edital agora para Incubação Júnior, direcionado para esse público de Ensino Médio e Ensino Técnico, para que eles possam vir aqui também e a gente possa estar trazendo esse pessoal. O jovem tem menos medo do risco. Então, ele está mais disposto a arriscar, a gente percebeu que esse público vem com um gás, vem com vontade”, prospecta Adriana.