Programa Paraná Fala Idiomas busca soluções tecnológicas para atender a comunidade em tempo de isolamento social ampliado 22/05/2020 - 16:11

Frente ao desafio de dar andamento às atividades do Programa Paraná fala Idiomas, até então ofertado de modo presencial, a Coordenadora Estadual, Eliane Segati Rios, em conjunto com as equipes das sete Universidades Estaduais do Paraná, desenvolveram um Plano de Ação Emergencial que garanta a continuidade das atividades, agora de forma remota. O programa é coordenado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF).

A medida visa priorizar a segurança da comunidade diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) e respeitar o período de quarentena, em que as atividades presenciais estão suspensas. As aulas deste semestre também serão realizadas virtualmente e, em algumas universidades, começaram no mês de abril.

De acordo com a coordenadora Estadual do Programa, “o objetivo das ações é o de dar seguimento ao calendário de atividades, a fim de garantir a continuidade da oferta dos cursos de idiomas, além de contribuir socialmente com o bem-estar dos nossos cidadãos com ofertas abertas a toda a comunidade”.

Para tanto, as equipes do Paraná fala Idiomas, inglês e francês, iniciaram uma série de capacitações em cursos online para dinamizar a sua formação na utilização e desenvolvimento das aulas em suportes virtuais, de modo a garantir a escolha dos recursos tecnológicos adequados a cada situação de aprendizagem.

“Nossas turmas estão acontecendo normalmente de maneira online por meio de plataformas digitais. Também temos debates sobre filmes, conversação e outras alternativas para manter as turmas atualizadas”, destacou a coordenadora do Paraná Fala Francês na Universidade Estadual do Paraná Nadia Luciani.

Para a elaboração do Plano de Ação Emergencial, a Coordenação Estadual se reuniu com cada equipe institucional para a proposição das estratégias segundo suas potencialidades de oferta.

Dentre elas, destacam-se cursos gerais e específicos com variação de carga horária, cursos de livre acesso, lives semanais nas redes sociais do Programa com a participação de professores, alunos e parceiros internacionais, além de webinars, que podem ser acessados e acompanhados pela nossa comunidade em geral.

Houve um aumento significativo na procura pelos cursos ofertados pelo Programa em todas as Universidades participantes. “A dedicação de toda a equipe para responder à demanda emergencial de adequação ao contexto de isolamento social foi exemplar. Além disso, ficamos muito felizes com a resposta automática da nossa comunidade, comprovada pela altíssima demanda pelos cursos online. Estamos muito felizes em poder colocar o Paraná fala Idiomas à disposição de todos”.

As atividades estão sendo divulgadas no Facebook e Instagram oficial do Programa (@paranafalaidiomas.oficial) e também nas redes sociais do Paraná Fala Inglês e Paraná Fala Francês das sete Universidades Estaduais do Paraná.

PARANÁ FALA IDIOMAS

O Programa Paraná Fala Idiomas tem por objetivo aprimorar as capacidades de comunicação científica e acadêmica em língua estrangeira de docentes, discentes e agentes universitários das sete Universidades Estaduais do Paraná. Desse modo, dá suporte ao processo de internacionalização de maneira compreensiva, a fim de contribuir para a qualificação do Ensino Superior no Estado do Paraná.