Projeto da UEM vai doar materiais recicláveis para instituições de Maringá 22/02/2021 - 17:49

Nesta terça-feira (22), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai promover doação de resíduos para a Cooperativa de Materiais Recicláveis do Parque das Palmeiras (Cooperpalmeiras) e a Assistência a Reabilitação e Bem-Estar de Convalescentes (Arbec) – um projeto que auxilia na recuperação e bem estar de pessoas doentes, por meio do empréstimo de equipamentos de reabilitação. A ação socioambiental será realizada em parceria com o Grupo Escoteiro Estrela do Norte 179/PR.

O material (tampinhas de plástico, cartelas de remédios e lacres de alumínio) é resultado de uma campanha iniciada em agosto de 2020, com o apoio do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM. A arrecadação ocorreu no estacionamento do Estádio Regional Willie Davids, em frente ao Campus Sede da Universidade, em sistema drive-thru, para evitar aglomerações.

Segundo a professora Sônia Trannin de Mello, coordenadora da ação, os jovens escoteiros sensibilizaram a população sobre a importância da separação e correta destinação dos materiais recicláveis. “O processo de educação ambiental deve ser construído em conjunto com a população, que precisa ser sensibilizada e esclarecida sobre o impacto de suas ações no ambiente, nas pessoas e na coletividade”, destaca.

“A logística reversa, quando materiais retornam para a indústria, para que novos produtos sejam fabricados, gera renda e crescimento para todos os envolvidos no processo, além de preservar o meio ambiente”, ressalta a professora.

PROJETO – Criado em 2017, o Projeto Logística Reversa e Coleta Seletiva, desenvolvido pelo Mudi da UEM, aborda a temática da sustentabilidade na sociedade civil. Para tanto, são promovidas exposições e elaboradas cartilhas, vídeos e outros materiais informativos. Em 2019, em uma ação da Semana Lixo Zero, o projeto conseguiu coletar 3.915 tampinhas plásticas, que foram destinadas às cooperativas de materiais recicláveis.