Unespar aplica testes do novo coronavírus na comunidade universitária 07/04/2021 - 13:38

Confira o áudio desta notícia

Nesta quarta-feira (7), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aplicou, de forma gratuita, testes moleculares (RT-PCR) na comunidade universitária para detecção do novo coronavírus em pessoas assintomáticas. O intuito é contribuir para projeções mais assertivas sobre a situação epidemiológica no território paranaense e auxiliar possíveis demandas para o Sistema Estadual de Saúde.

A ação contemplou professores, agentes universitários, estudantes, estagiários e profissionais terceirizados dos dois campi de Curitiba e do Campus de Paranaguá, no litoral do Estado. Ao todo, foram disponibilizados 220 testes, sendo 120 para a capital.

Segundo a professora Noemi Nascimento Ansay, diretora do Campus II da Unespar, essa iniciativa se insere nas medidas institucionais de cunho administrativo, adotadas durante a pandemia. “Além de a testagem ser uma recomendação das autoridades sanitárias, representa uma importante ação para conter a disseminação do vírus, juntamente com o isolamento”, afirmou.

Dados apontam que cerca de 80% da população infectada pelo novo coronavírus não apresentam sintomas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quem testa positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), ainda que não desenvolva sintomas da Covid-19, é capaz de transmitir para outros indivíduos.

“A identificação de assintomáticos permite o monitoramento dessas pessoas, assim como de quem manteve contato próximo, e iniciar o tratamento em caso de evolução da doença, reduzindo o potencial de transmissão comunitária”, explicou Marcos Aurelio Pelegrina, assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Os exames do tipo RT-PCR são considerados padrão de referência para detecção de COVID-19. As amostras  foram coletadas pela saliva e os resultados serão enviados por e-mail em até 48 horas.

ESTUDO - Por meio de uma parceria, essa testagem integra um estudo científico empreendido pelo Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade e o Laboratório de Citogenética Humana e Oncogenética, ambos vinculados ao Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A expectativa é estender a aplicação dos testes para os outros campi da Unespar.

GALERIA DE IMAGENS