Pesquisadores da Unicentro descobrem nova espécie vegetal de planta medicinal

14/09/2021
Pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, descobriram uma nova espécie de planta no Jardim Botânico de Faxinal do Céu, na cidade de Pinhão, no Centro-Sul. A espécie pertence ao gênero botânico Passiflora, planta medicinal utilizada na preparação de remédios fitoterápicos para acalmar o nervosismo e combater a ansiedade e a insônia. Com cerca de 500 espécies registradas em todo o mundo, o Brasil é o segundo país com o maior número desse tipo de planta, atrás somente da Colômbia. A pesquisa foi coordenada pelo professor Adriano Silvério, que atua no curso de Ciências Biológicas, no campus Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava. Os estudos envolveram estudantes de graduação e pós-graduação da instituição de ensino. A planta é uma variedade do maracujá e teve o nome escolhido em homenagem ao local onde foi encontrada. O professor destaca a importância da descoberta, que compreende um trabalho de pesquisa de sete anos.// SONORA ADRIANO SILVÉRIO.// A Passiflora Coelestis é a primeira espécie de planta descrita por um professor da área botânica da Unicentro.// SONORA ADRIANO SILVÉRIO.// A nova espécie já foi oficialmente descrita em um artigo publicado por uma revista internacional especializada na área botânica, que revisou e validou os resultados da pesquisa. Mais informações sobre a descoberta da nova espécie vegetal e a versão online do artigo acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Felippe Salles)