Estado e UTFPR firmam parceria para fortalecer o ecossistema de inovação
02/12/2021 - 09:35

Ouça o áudio desta notícia

O Governo do Estado e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) firmaram nesta quarta-feira (1º) acordo de cooperação na área de inovação. A parceria tem como objetivo a estruturação e padronização de um modelo organizacional para as Agências de Inovação das universidades estaduais, com foco no mercado.

O intuito é fortalecer a cultura empreendedora e todo o ecossistema de inovação paranaense. O documento foi assinado pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, e pelo reitor da UTFPR, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

A gestão de políticas institucionais na área é considerada a principal função das Agências de Inovação. Também conhecidas como Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), as agências respondem pelos projetos de pesquisa voltados à prospecção tecnológica e propiciam condições para que as universidades protejam o conhecimento, por meio de propriedade intelectual. As patentes são exemplo dessa proteção às invenções.

O superintendente Aldo Bona destaca que as agências devem atuar como hub de negócios inovadores. “Considerando que as universidades não comercializam tecnologia, compete às agências de inovação criar mecanismos de transferência de tecnologia para o setor produtivo, de forma que as empresas incubadas nas universidades possam vender as soluções no mercado”, afirma.

Para o reitor Marcos Schiefler, a parceria tem como princípio o fortalecimento da relação institucional com foco em um trabalho em rede. “A inovação é um fio condutor da Universidade Tecnológica. Por isso é importante aproveitar a abrangência e a capilaridade da instituição. Além disso, observamos no governo uma gestão que valoriza a academia e a geração de conhecimento e de soluções para os problemas da sociedade, assim como o setor produtivo”, diz.

PARCERIA – Segundo o acordo de cooperação, o professor Ricardo Fernandes da Silva, que atua no Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos do câmpus da UTFPR em Curitiba, será designado para atividades na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Entre as atribuições, ele vai estruturar um plano de desenvolvimento para as agências de inovação das universidades estaduais.

“Essa parceria deve ainda inserir a UTFPR nos processos de tomada de decisão, nas instâncias governamentais responsáveis pelas políticas públicas voltadas à Inovação, em uma relação ganha-ganha, contribuindo para tornar o Paraná cada vez mais inovador”, diz o professor Ricardo, que também é membro do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A partir de um modelo padronizado, a capacidade de atendimento das agências das instituições estaduais de ensino superior será potencializada de forma ampla para a comunidade acadêmica e a sociedade. Nesse cenário, ficará cada vez mais evidente a identificação dessas unidades como ambientes promotores de Inovação, em conformidade com a nova Lei de Inovação Estadual, sancionada no primeiro semestre deste ano.

PRESENÇAS – A cerimônia de assinatura contou ainda com o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina; o assessor de Desenvolvimento Institucional da UTFPR, Ivan Carlos Vicentin; e o assessor da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR - Câmpus Curitiba, Walmor Cardoso Godoi.

GALERIA DE IMAGENS