Seti e Casla firmam acordo para o desenvolvimento econômico e socioambiental de comunidades rurais 20/11/2019 - 18:45

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a Casa Latino-Americana (Casla) firmaram Acordo de Cooperação com o objetivo de fortalecer e ampliar mecanismos de articulação com as comunidades rurais paranaenses em situação de instabilidade socioambiental. O documento foi assinado nesta quarta-feira (20), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, e a presidente da Casla, Gladys Reneé de Souza Sanchez.

O objetivo é empreender projetos de promoção do desenvolvimento local e regional – de cunho econômico e socioambiental – nas áreas de abrangência das universidades estaduais paranaenses, por meio do Parlamento Unitinerante, instância consultivo-deliberativa do Projeto Universidade Itinerante pelos Diretos Humanos, da Natureza, pela Paz e o Bem Viver.

Por meio dessa parceria, as sete universidades estaduais assumem, juntamente com a Seti, o compromisso de intensificar a atuação de extensão e pesquisa, a partir de demandas das comunidades dos seus entornos. “A ideia é que nossas instituições de ensino superior sejam mais efetivas e transformadoras das realidades locais e regionais, a partir de demandas apresentadas pelas comunidades”, afirmou o superintendente Aldo, ratificando a orientação do governador Ratinho Júnior, no sentido de criar condições em favor daqueles que mais necessitam das ações do Estado.

O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Nícolas Floriani, que atua como coordenador do Parlamento Unitinerante, explica que, a partir deste Acordo de Cooperação, serão viabilizados projetos-pilotos em 11 comunidades rurais tradicionais (quilombolas, faxinalenses e caiçaras) de oito municípios, localizados no Litoral e nas regiões dos Campos Gerais, Oeste do Paraná, e Vale do Ribeira, no Leste do Estado.

Segundo ele, o intuito é promover novos arranjos institucionais, com base em três eixos de atuação: patrimônio cultural, práticas integrativas e complementares da promoção da qualidade de vida e do meio ambiente e desenvolvimento local e economia solidária. “Acreditamos que o engajamento é essencial para fortalecer essa proposta inovadora, a fim de estabelecer e consolidar mecanismos democráticos, em que todos os atores tenham participação e voto, na decisão de projetos e ações conjuntas para o bem viver comunitário”, salientou o professor Nicolas.

Danielly da Rocha Santos, vice-presidente da Associação Quilombola Pró-Reintegração Invernada Paiol de Telha-Fundão, situada no município Reserva do Iguaçu, no Centro-Sul paranaense, se mostrou esperançosa com as possibilidades de melhoria das condições de vida da comunidade. “Nosso agradecimento pela oportunidade de testemunhar essa importante iniciativa. Temos certeza que nossa comunidade será atendida”, disse ela, compartilhando os desafios diários vividos pelas famílias da comunidade.

“São aproximadamente 400 famílias, sendo que somente 120 residem no território, devido à questão da titulação das terras, que ainda está em processo de formalização”, finalizou Danielly.

Além do Acordo de Cooperação com a Seti, a Casla firmou ainda termos de protocolo com a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do Paraná (Sudis) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR).

PARLAMENTO UNITINERANTE – Tem como finalidade constituir espaço democrático de participação social das comunidades, agentes públicos, universidades e organizações da sociedade civil, na busca de alinhamento de interesses recíprocos de promoção social e desenvolvimento comunitário, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).