Seti e Fundação Araucária promovem workshop sobre pesquisa da água 01/08/2019 - 17:53

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária promoveram, nesta quinta-feira (1), na Universidade do Livre do Meio Ambiente (Unilivre), o workshop “Implementação da Aliança Tropical de Pesquisa de Água”. O evento contou com a presença da gerente de educação e ciência da embaixada da Austrália Cristina Elsner e do professor da Griffith University e coordenador da Tropical Water Research Alliance (TWRA) Dr. Stuart Bunn.

Tropical Water Research Alliance é uma rede de pesquisa que tem o objetivo de debater questões que envolvam a conservação da água, saneamento, vegetação fluvial, engenharia e pesquisa ambiental e os efeitos da seca, mineração e outras indústrias.

A missão da água já visitou Santiago e Valparaíso no Chile, e no Brasil também esteve em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Espírito Santo e Brasília, para compartilhar conhecimentos em gestão ambiental com grupos industriais, governamentais e educacionais. Atualmente, a rede possui parcerias estabelecidas com o Espírito Santo e Brasília e nos próximos dias 5 e 6 de agosto realiza um evento em Santa Catarina.

“Estamos trabalhando em busca da criação de uma rede de pesquisa que seja instrumento de transformação e solução das demandas enfrentadas pela sociedade. O workshop serviu para aproximar a relação entre os setores do governo que pesquisam os recursos hídricos e a Austrália”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.

O presidente da Fundação Araucária (FA) Ramiro Wahrhaftig afirmou que a Fundação tem trabalhado para desenvolver uma plataforma que reunirá pesquisadores do Estado. “Estamos estudando a criação de uma plataforma de compartilhamento de pesquisas relacionadas à agua em todo o Estado, com o objetivo de fomentar ações inovadoras”.

A Austrália sofreu com problemas de abastecimento de água semelhantes aos países da América do Sul. Por conta disso, a Tropical Water Research está ajudando a construir estratégias da preservação da água doce. O grupo possui 106 pesquisas em 30 instituições parceiras no Brasil.

A programação do evento contou com a palestra do professor Stuart Bunn sobre os apoios governamentais na pesquisa sobre águas tropicais. O professor da Universidade de Brasília (UNB) e coordenador brasileiro do TWRA José Francisco Gonçalves Júnior reforçou os objetivos da parceria. “A TWRA é um espaço para pensar soluções coletivas dos problemas de abastecimento e escassez que nossa sociedade enfrenta. Temos o desafio de deixar um legado para as gerações futuras”.

A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do projeto no Paraná Yara Moretto e a representante da embaixada da Austrália no Brasil Cristina Elsner ministraram palestras sobre a importância das pesquisas em conjunto com a Austrália e as características semelhantes de cada país que podem ser aproveitadas.

Na parte da tarde foram realizados debates sobre temas como as necessidades da utilização de água; identificação e reconhecimento de áreas fragmentadas para conservação e recuperação da água; influências do uso da terra nos ecossistemas de água doce; planejamento e conservação da biodiversidade e suas dimensões sociais e culturais.

Os participantes do workshop tiveram a oportunidade de conhecer o processo histórico de construção do espaço e os principais objetivos da Universidade do Livre do Meio Ambiente. “A Unilivre está de portas abertas para iniciativas que promovam a valorização do meio ambiente, questões urbanas e de sustentabilidade. Queremos que o Paraná seja uma liderança em iniciativas de valorização dos recursos hídricos” afirmou o diretor superintendente da Unilivre Celso Romero Kloss.

Também participaram do evento o coordenador de Relações Internacionais da Seti Luis Mascarenhas, o diretor geral da Secretaria de Educação Elisandro Frigo, a coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Eliane Segati, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, além de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior.

GALERIA DE IMAGENS

  • worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop
    worshop