UEL aplica provas do Vestibular 2020 em unidades penitenciárias 29/11/2019 - 17:39

Direito, Educação Física, Administração, Serviço Social, Engenharia Civil e Nutrição são alguns dos cursos escolhidos por 84 detentos, que farão o Vestibular da UEL neste domingo e segunda-feira (1º e 2) em unidades penitenciárias do Paraná. Pelo menos 272 apenados da Penitenciária Estadual I e II e do Centro de Reintegração Social (Creslon) cursaram o Ensino Médio. Além disso, no segundo semestre deste ano, outros 30 detentos participaram de Curso Preparatório para o Vestibular da UEL (CEPV), por meio de parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) e o Conselho da Comunidade.

"A reinserção dos presos ao mercado de trabalho depende de estudo e profissionalização e não há melhor forma de fazer isso senão através de um curso de Ensino Superior e da própria experiência dentro das unidades", destacou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. Ele afirmou que o Estado procura ofertar suporte necessário para que os internos busquem caminho melhor.

Os apenados que tentam o Vestibular da UEL farão as provas igualmente aos cerca de 8 mil candidatos. "A aplicação e os critérios para aprovação seguem as regras e determinações da UEL. Apenas o local é diferente, já que as provas são realizadas dentro das Unidades Penais com servidores da universidade", afirmou o coordenador regional de Londrina, Reginaldo Peixoto.

No total, 191 detentos se inscreveram para fazer a prova. Dos 84 aprovados na primeira fase, 52 são da PEL II, outros 20 são da PEL I, e 11 do Centro de Reintegração Social (Creslon). Uma está custodiada no 3º Distrito Policial. Os cursos escolhidos foram: Administração; Agronomia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Física; Fisioterapia; Geografia; História; Letras; Matemática; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Química; Serviço Social e Zootecnia.