UENP completa seis meses de Teleatendimento sobre a Covid-19 15/10/2020 - 08:30

A Central de Informações sobre a Covid-19 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) completou seis meses de atendimento. Durante esse período, a Central, que atende principalmente o Norte Pioneiro do estado, orientou e esclareceu dúvidas da população sobre o novo coronavírus.

Para Aline Balandis, professora de Enfermagem que atua na Central de Informação, esse serviço é muito importante para a população. “A Central tem grande relevância nessa orientação e conscientização da população como um todo e nós conseguimos atingir uma população muito ampla”, relata. Segundo Aline, além do Norte Pioneiro, a Central já atendeu público de outras regiões do Estado, como Curitiba e Ponta Grossa.

Ao longo desses seis meses, a Central realizou mais de 700 atendimentos por telefone e WhatsApp. Aline destaca que foi possível notar o aumento das ligações conforme o número de casos avançava no Paraná, somente no mês de setembro foram 236 atendimentos realizados. “O número de casos ainda está em ascensão, então existe a preocupação da população em tirar suas dúvidas, de ser informada sobre as medidas de prevenção e de realizar a teleconsulta de enfermagem”, explica.

Com a teleconsulta é possível orientar as pessoas de modo que não sobrecarregue os locais de atendimento presencial, informando se o paciente deve ficar em isolamento social ou se precisa procurar atendimento médico.

A Central de Informações sobre a Covid-19 faz os atendimentos via telefone, no número 0800 645 1525, e pelo WhatsApp, número (43) 999815195. Também foi criado uma página no Instagram, @neecovid_uenp, para publicar materiais de prevenção e orientação sobre a Covid-19.

Em setembro, por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes, a Central realizou uma ação de prevenção com empresas, para verificar se estavam adotando as medidas de precaução estabelecidas no plano de contingência e fazer as devidas orientações. Nessa ação, 142 empresas de Bandeirantes foram contatadas.

A equipe da Central de Informações é formada por 12 bolsistas, sendo 11 alunos e 1 docente, além de três docentes voluntários, sendo dois enfermeiros e uma farmacêutica, e uma enfermeira voluntária.