Vale do Genoma

Em 2021, o Paraná se tornou sede de um ecossistema de inovação voltado à pesquisa genética e inteligência artificial, aplicadas à saúde. Chamado de Vale do Genoma, a iniciativa foi instalada em Guarapuava (região Centro-Sul do Paraná), e tem como objetivo estabelecer um polo de startups na área genômica, englobando meio ambiente e agropecuária.

Pioneiro no Brasil, o ecossistema integra governo, universidades, empresas e sociedade civil e envolve pesquisadores de diversas, inclusive de outros estados, o que contribui para o fortalecimento de parcerias e ampliação de pesquisas em genética. A ideia é prospectar novos parceiros empresariais, priorizando oportunidades de negócios inovadores e a contribuição para a competitividade do setor produtivo paranaense.

Clique AQUI e saiba mais sobre o Vale do Genoma.

PESQUISA - Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) aprovou aporte de R$ 3 milhões para o desenvolvimento do Projeto Genomas Paraná, uma iniciativa de pesquisa científica que pretende identificar marcadores de predisposição genética e metabólica da população paranaense, a partir de técnicas de inteligência artificial e ciência de dados. O objetivo é descrever fatores de risco de doenças cardíacas, derrames, diabetes e comorbidades associadas, com a finalidade de embasar estratégias de Medicina Preventiva.

Além de Guarapuava, o material genético inclui amostras de cidadãos de Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. O projeto prevê a estruturação de um biobanco, repositório de longa duração que armazena amostras biológicas e dados epidemiológicos para uso em pesquisas. O estudo será conduzido pelas universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

  • Projeto Genomas Paraná