APIESP cumprimenta governador por resultados do ensino superior público do PR 08/08/2008 - 10:00

Em agradecimento à preocupação do governador Roberto Requião com o ensino superior público do Paraná, o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público  (Apiesp) e diretor Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Antônio Alpendre da Silva, enviou carta cumprimentando-o por todas as medidas que vem sendo adotadas desde 2003. “Primeiro foi a regularização da Carreira do Magistério de Ensino Superior que hoje possibilita a reposição do quadro, através de concursos públicos. Na seqüência, V. Exª. devolveu a dignidade aos Técnicos Administrativos, através da implantação do PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários)”, lembrou Alpendre da Silva.
“Os investimentos, sem precedentes, em infra-estrutura e pesquisa permitiram uma melhora significativa na qualidade da graduação e da pós-graduação, bem como a criação de novos Programas de Extensão que, atuando naquelas cidades de menor IDH, certamente irão contribuir para melhorar as condições de toda a comunidade paranaense”, afirmou o presidente da Apiesp.
Segundo ele, “a democratização das relações entre as IEES e o governo do Estado só foi possível em função da escolha de pessoas ligadas ao Sistema de Ensino Superior Público, para a chefia da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”. E continuou: “A sua sensibilidade em permitir que fosse feita uma readequação no plano de cargos, carreiras e salários dos professores valorizou a carreira docente, permitindo que diferenças históricas pudessem ser minimizadas”.
“Os resultados começam a ser colhidos. Dos 25 cursos superiores de melhor posição no ranking brasileiro do Enade 2007, 7 são de Universidades Públicas paranaenses, sendo 6 do Sistema Público Estadual”, disse.
E o presidente da Apiesp considerou oportuna a decisão de autorizar o funcionamento do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Com a revogação, no momento certo, do decreto que suspendeu o Curso de Medicina da UEPG, V. Exª. premia o empenho daquela Instituição que tem procurado corresponder aos investimentos feitos por este Governo”.
    “As marcas, claras, de desenvolvimento presentes naquelas cidades do interior paranaense, em que funcionam IEES e, onde estas tiveram participação efetiva, temos certeza receberão uma contribuição cada vez maior da Academia. Não temos dúvida que o Sistema de Ensino Superior Público do Paraná saberá corresponder, e através do seu comprometimento dará respostas cada vez mais concretas à confiança depositada por Vossa Excelência. Continuaremos empenhados na construção de um Ensino Superior Público forte no Paraná”, concluiu o presidente da Apiesp.